Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CRIAÇÃO DA MULHER



Deus identifica-se como o "ajudador" de Israel (heb. 'ezer) (Êx 18.4; Dt 33.7). A palavra não implica inferioridade. Descreve uma função mais do digna. Ninguém perde valor ao assumir com humildade o papel de auxiliador. Como "auxiliadora" do homem, a mulher torna-se espiritualmente sua parceira na pesada tarefa de obediência a Deus e domínio sobre a Terra. Ela também recebeu papel importante na multiplicação das gerações (Gn 1.28). A mulher, como amiga mais próxima do homem, deveria proporcionar-lhe companheirismo e conforto (Gn 2.23-24). Ninguém poderia encorajá-lo e inspirá-lo mais do que ela, que foi criada para esse fim. A frase "auxiliadora que lhe fosse idônea" (heb.kenegdo, lit. "correspondente ao que estava à sua frente") ocorre apenas aqui no versículo 20, enfatizando a correspondência entre homem e mulher. Designada para ser a perfeita contraparte do homem, a mulher não era nem superior, nem inferior, mas equivalente e igual ao homem em sua pessoalidade, enquanto diferente e única em sua função.

Homem e mulher foram criados à imagem de Deus. A diferença está em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e sangue e, como "imagem de Deus, assim como o homem, é igual a ele de todas as maneiras (Gn 1.27). Pelo ato de crianção em si, ela está inseparavelmente ligado ao homem. A unidade da raça está assegurada (Gn 1.27-28); o valor e a dignidade da mulher estão afirmados (Gn 2.22); o fundamento do casamento cristão está estabelecido de maneira memorável (v.24).

A mulher não é uma ideia tardia. O homem foi planejado e criado física, emocional, social e espiritualmente já com a criação da mulher também planejada e assegurada. De gato, Deus disse que não era bom que o homem estivesse "só"; ele precisava da mulher (v. 18). Deus formou o homem "do pó da terra", mas fez a mulher da "costela" do homem (heb. tsela', lit. "lado").

Deus utilizou Adão para expressar sua singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (heb. 'ish) e a mulher (heb. 'ishshah). A expressão "osso dos meus ossos e carne da minha carne" ocorre em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de relacionamento sanguíneo. Apesar do fato de Adão ter dado nome a Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à ela; na cultura oriental - e até hoje -, o ato de dar nomes é bastante significativo e, em muitas casos implica autoridade e responsabilidade. Note, por exemplo, o ato de nomear os animais (vs. 19.20), a mudança do nome de José por Faraó (Gn 41.45), o novo nome de Matanias dado por Nabucodonozor (2Rs 24.17) e também a mudança de nome de Daniel e seus amigos pelo eunuco de Nabucodonozor (Dn 1.6-7). O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na criação (Gn 2.19, nota).

Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB, pág 9;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário