Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 17 de junho de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

AMASA

Amasa era sobrinho de Davi, filho de Jéter,  o ismaelita, e de Abigail, irmã de Davi.

Quando Absalão , filho de Davi, rebelou-se e seu pai teve de fugir para Jerusalém, Absalão escolheu seu primo Amasa como comandante das tropas rebeldes. Os rebeldes foram derrotados e Absalão foi morto na batalha final.

Davi recebeu a informação de que as tribos do norte estavam prontas a aceitá-lo como líder e enviou essa notícia às tribos do sul, em Judá, que tinha apoiado Absalão. O povo de Judá convidou Davi a voltar para Jerusalém, e foi o que ele fez. Isso foi considerado uma desfeita, e acabou por insultar as tribos do norte, os primeiros a pedir que ele voltasse.

O general de Davi, Joabe, matou Absalão e Abner. Davi, enfurecido com essas mortes, nomeou Amasa como comandante de seu exército. Esse armistício tácito aplacou a ira do povo de Judá e deixou muito evidente a insatisfação de Davi com Joabe, mas isso exacerbou a agitação no norte. Uma divisão e a possível guerra civil pareciam iminentes.
Seba, filho de Bicri, estava fomentando uma revolta. Por essa razão, Davi enviou Amasa a Judá com ordens de convocar o povo em três dias (2Sm 20.4 em diante) e trazê-lo de volta para reforçar seu exército.

Por Amasa não retornar no tempo determinado, Davi enviou Abisai para fazer o serviço. Abisai, fortalecido por seu irmão Joabe e os homens que ele comandava, partiu para acabar com a revolta.

Enquanto isso, Amasa reuniu-se a eles em Gibeom. Joabe se aproximou de seu rival Amasa, e com um ato fingido de amizade saudou-o com um beijo; enquanto o abraçava, matou-o com sua espada. Os exércitos ficaram perplexos, mas o corpo foi removido rapidamente, e Joabe e Abisai prosseguiram para derrotar Seba e unir de novo o reino.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

2 comentários:

  1. Interessante como tem personagens que passam despercebidos. Mais o nosso Deus usa sempre alguém para mostra-lo. Gostei deste post por apresentar alguém que poucos conseguiram enxergar em meio a tantos que se destacam. Bom demais seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tenha pessoas nos policiando, isto nos dá maior força para continuarmos procurando encontrar coisas e fatos que nos levem a profundar cada vez mais nesta maravilha que é a história do povo de Deus.

      Abração!

      Fique na paz do Rei Jesus!

      Pb

      Excluir