Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

GÔMER - UMA PROSTITUTA EGOÍSTA

Durante uma época em que a nação de Israel voltou, deliberadamente, as costas para Deus e se entregou à idolatria, Deus chamou Oséias para desemprenhar um papel profético fora do comum entre seu povo. A tarefa de Oséias era profetizar em palavras e atos; ele teve ordem de casar-se com Gômer (Os 1.2). Gômer era, aparentemente, pura quando casou com Oséias, mas era prostituta de coração. A vida que Oséias e Gômer tiveram juntos representou o relacionamento entre Deus e o seu povo.

Gômer praticou a prostituição de maneira vergonhosa e flagrante, a julgar pelas descrições de Oséias. O que a levou a esse pecado? Quaisquer que fossem as razões, as consequências de seus atos, especialmente o sofrimento causado ao marido e aso filhos (veja Os 2), foram as inevitáveis decorrências de seu comportamento egoísta. Gômer procurou seu próprio prazer de maneira tão irresponsável, que acabou numa espécie de escravidão, da qual teve de ser libertada (veja 3.1-3). Quando Oséias pagou o preço por ela e a levou de volta para casa, ele a restaurou como sua mulher, depois de um período preliminar de disciplina para ajudá-la a redirecionar sua vida e a obedecer aos votos que fez a Oséias quando se casaram.

O significado para todos os que amam a Deus é profundo. Deus também pagou o preço para remir seu povo, demonstrando que o objetivo do seu amor é a reconciliação, a restauração e o perdão (veja Tt 2.14).


Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB, pág. 1077;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário