Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 8/8

Técnicas de utilização do Álbum Seriado

Arte supremaO álbum seriado consiste de uma coleção de folhas organizadas, em uma encadernação de madeira ou papelão. Pode conter fotografias, mapas, gráficos, organogramas, cartazes, letreiros ou qualquer forma simbólica que possa ser útil ao educador ou líder na exposição de um tema.

Suas dimensões e proporções devem ser tomadas de maneira que se torne perfeitamente visível a todo o público assistente.

Vantagens

a) É um material que dá a sucessão progressiva de páginas, cujas relações de interdependência orientam e condicionam o rumo a ser exposto pelo expositor no desenrolar da explanação.

b) Ajuda, portanto, a representar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem propiciar dispersão ou confusão.

c) Dá maior expectativa aos alunos e, para oferecer maior “suspense”, deve permitir, sempre que possível, algo reticente em relação à folha seguinte.

d) Mantém a atenção dos alunos voltada para o tópico que está sendo desenvolvido no momento.

e) Fixa os pontos essenciais, auxiliando o educando a acompanhar o raciocínio do expositor.

f) Oferece o máximo de síntese e concisão, aliadas à grande clareza e simplicidade.

g) Visualiza melhor as ideias utilizando-se de vários materiais: ilustrações, fotografias, desenhos.

h) Dá margem a diversas utilizações: é fonte de pesquisas, auxilia a exposição de um assunto, é excelente material de verificação e pode servir de motivação para um novo assunto.

E acaba aqui mais está série de auxílios para os Professores da E.B.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário