Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 14 de julho de 2012

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

EDUCAÇÃO
A educação é necessária para que as habilidades e conhecimento adquiridos por uma geração passam ser transmitidos à seguinte. Esse tipo de educação é contínuo nas famílias; porém, à medida que as habilidades e conhecimento se tornam mais desenvolvidos e o dinheiro mais disponível na economia para pagar por ela, uma educação mais abrangente pode ser oferecida a um maior número de pessoas. Reflexos desse processo podem ser vistos na Bíblia.

EDUCAÇÃO DOS SUMÉRIOS

Quando Abraão foi chamado por Deus para deixar a cidade de Ur, na Suméria, e foi para a terra que Deus lhe prometeu mostrar (Gn 11.11; 12.5), sua ida foi um ato de fé. Ur era uma cidade altamente civilizada um ato de fé. Ur era uma cidade altamente civilizada e Abraão recebeu um chamado para deixá-la rumo a algo desconhecido. As escolas de Ur eram usadas para preparar as pessoas para o trabalho religioso, comercial e governamental. O currículo incluía matemática, linguagem, geografia, botânica e desenho.

A escrita era feita com um estilo em forma de cunha, que gravava as letras em tabletes de argila macia. Foram encontrados tabletes na cidade de Mari, com exercícios dos alunos e correções dos professores. Um "pai" dirigia a escola com um assistente que preparava os exercícios. Havia também professores especializados nas diversas matérias. Um tablete recuperado conta o que o menino fazia na escola: "Li meu tablete, almocei, preparei meu tablete, escrevi nele e terminei-o". Os problemas era corrigidos com o auxílio de uma vara. Os pais tinham de pagar pela educação.

Não há evidência de que Abraão tenha frequentado uma das "casas de tabletes", como as escolas eram chamadas, mas ele certamente seguiu as leis dos sumérios. O costume de que a mulher estéril podia ter filhos por meio de uma serva (Gn 16.1,2) era um costume sumério. Fazia, porém, parte da lei que, depois de nascida a criança, a serva não podia ser maltratada pela esposa (Gn 16.6). Quando Sara quis que Hagar e Ismael fossem expulsos da casa da família, Abraão ficou muito constrangido, e foi preciso que Deus lhe assegurasse que devia deixar que se fossem (Gn 21.10-12).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário