Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O SENHOR QUE SE COMPADECE E SALVA


O SENHOR QUE SE COMPADECE E SALVA

            O Senhor Jesus é o Filho do Homem e passou por todas as etapas da vida de qualquer ser humano. Foi gerado, nasceu e cresceu, vivenciando o aprendizado, a obediência e o amadurecimento. O Senhor conhece a natureza humana, pois Ele próprio foi um homem sujeito às sensações físicas – dor, fraqueza, fome e sede -, e aos sentimentos da alma – amor, alegria, tristeza, humilhação, abandono, indignação, desprezo e solidão. Por essa razão, Ele é capaz de entender tudo o que sentimos, a ponto de se compadecer de nossas fraquezas (Hb 4:15).
            No Antigo Testamento, talvez alguns pudessem argumentar que Deus não compreendesse o sofrimento humano (Jó 10:4), mas em Jesus vemos que Deus se tornou um Homem que nos compreende, se compadece de nós e é a nossa salvação. Seu nome, Jesus, já nos mostra isso, pois significa a salvação de Jeová (Mt 1:21).
            Como já vimos, desde criança Jesus foi perseguido por autoridades que temiam perder a posição política com a chegada de um novo Rei (2:16). A família de Jesus fugiu com Ele para o Egito, a fim de que fosse poupado da morte, conforme a vontade de Deus, para que se cumprisse a Escritura.
            Tempos depois, a família de Jesus, orientada por um anjo do Senhor retornou para a Galileia, passando a residir na desprezada cidade de Nazaré. Foi ali que Jesus cresceu e aprendeu várias lições que Seus pais Lhe transmitiram, de modo que aos doze anos de idade já estava familiarizado com a Palavra de Deus e sentia que Seu lugar era na presença de Deus, o Pai. Esse é um exemplo para os jovens de hoje.
            Aos trinta anos de idade, Jesus iniciou Seu ministério, pregando o arrependimento com vistas ao reino dos céus. Nessa pregação, o Senhor não apenas ensinava e exortava, mas também curava e recebia as pessoas que a Ele se achegavam com fé, apascentando-as, porque via que eram como ovelhas que não tinham pastor (Mt 4:23-24; 9:35-36).
            O poder que o Senhor Jesus exercia em Seu ministério era para dar vida às pessoas e delas cuidar, trazendo o reino dos céus à terra. Tudo o que Ele fazia era segundo a vontade do Pai e não era para Sua própria glória, mas para a glória do Pai, que O enviou. Quando verdadeiramente conhecemos o Senhor, nossa primeira reação é nos arrepender, para ser renovados e entrar no reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário