Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 26 de agosto de 2012

UMA RAZÃO PARA DOAR

Leitura: 2 Coríntios 8.1-15

Sendo rico, se faz pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos.
2 Coríntios 8.9

Tenho idade suficiente para lembrar da Grande Depressão dos anos 30. Por vários anos nossa família ficou sem carro, sem água encanada e sem energia elétrica. Entretanto, tínhamos uma casa, um riacho próximo, um bom saneamento, madeira para combustível, roupas adequadas e bastante comida. Éramos pobres? Pelos padrões daqueles dias, não. Hoje, porém poderíamos ser, se vivêssemos na mesma condição.

Quanto dinheiro uma pessoa precisa ter para ser considerada rica? Quanto dinheiro tem de dar para ser considerada generosa? É difícil dizer, não? De fato, pode ser até impossível dar uma resposta específica a tais questões.

O apóstolo Paulo não determinou uma porcentagem como regra para as doações, nem disse que somente os ricos tinham de dar. Pelo contrário, desafiou os cristãos de Corinto contando-lhes sobres os irmãos da Macedônia que deram apear da "profunda pobreza" e "além das posses", porque "deram-se a sim mesmo primeiro ao Senhor" (2Co 8.2-5). Lembrou seus leitores do Salvador, o Senhor Jesus, que trocou as riquezas do céu pela pobreza da terra, para que eles pudessem ser ricos por toda a eternidade.

Quer nos consideremos ricos ou pobres, nosso amor ao Senhor deve nos proporcionar toda a razão que precisamos para sermos generosos em nossas doações.

Cristo é a nossa razão de viver - e de dar.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário