Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

USOS ECOSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

EDUCAÇÃO - Os Fariseus

O rei selêucida responsável pela escola grega em Jerusalém foi vencido numa batalha em 164 a.C. Os hassidim, os fariseus, como estavam começando a ser chamados, sob a liderança de Simeão bem Shetah, insistiram em que dali por diante os meninos judeus deviam frequentar a "casa do livro" para obter uma educação judaica. Ela era dirigida por um professor pago pela sinagoga. Os professores tinham de ser homens casados e de bom caráter. A educação superior era obtida numa "casa de estudo". Essa escola era anexa ao Templo de Jerusalém e quando tinha doze anos Jesus foi encontrado nela (Lc 2.41-52).

Jesu deve ter ido à uma casa de livro em Nazaré na idade de aproximadamente cinco anos, sentado com o grupo em semicírculo no chão, de frente para o professor. grande parte do ensino era feita por repetição e a memorição levava à prática comum de ler em voz alta (veja At 8.30). A escrita era feita sobre cera num tablete de madeira (Lc 1.63) ou até no chão (Jo 8.6). O único livro didático era a Taanach: a Lei, os Profetas e as Escrituras que se tornaram o Antigo Testamento Cristão (2Tm 3.15).

A lei tradicional era ensinada desde a idade de dez até quinze anos, e a lei judaica depois dessa idade. Os meninos mais brilhantes, como Paulo, podiam cursar uma das escolas da lei em Jerusalém. Eles sentariam ao pés de dos grandes professores (At 22.3) quando este compareciam às reuniões do Sinédrio, o conselho principal dos judeus. Só a partir de 65 d.C. a escola se tornou obrigatória para todos os meninos. O sumo sacerdote Gamala deu ordens para que todos os meninos, a partir dos seis anos, em todas as cidades, frequentassem a escola; um grande número de meninos estava faltando às aulas sob os sistema voluntário. A primeira comunidade cristã era pobre demais para fornecer uma escola aos filhos.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário