Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dons Espirituais e alguns coisas…

pentecostes-copia1-300x3001. Definição

Dons do Espírito são meios pelos quais o Espírito Santo revela o poder e a sabedoria de Deus em instrumentos humanos que os recebem e bem usam.

2. Os dons são uma manifestação neo-testamentária da plenitude do Espírito na vida dos salvos

A dispensação do Novo Testamento é chamada de “Ministério do Espírito”, 2 Co 3.8, fazendo-nos ver o lugar de destaque que o Espírito Santo ocupa na presente dispensação. Sua incumbência é glorificar a Cristo, Jo 16.14, e trabalhar para que o mundo inteiro conheça e participe dos benefícios advindos com a morte de Jesus, Jo 16.15. Para alcançar este alvo, o Espírito Santo opera de muitas maneiras: vivifica a Palavra de Deus, Jo 6.63, 2 Co 3.6, fortalece a oração, Rm 8.26, enche os salvos de poder para que se tornem testemunhas, At 1.8, etc. Porém o Espírito Santo também dá aos salvos determinados dons, por meio dos quais opera, 1 Co 12.7-11. Através destes dons o Espirito revela o poder e a sabedoria de Deus, segundo as características de cada dom, 1 Co 1.7. Estes dons pertencem à Igreja! E podem ser encontrados plenamente na Igreja, 1 Co 1.7.

3. Os dons não são portanto um aperfeiçoamento da natureza humana, mas uma expressão da manifestação maravilhosa de Deus

Deus dá dons naturais à pessoa humana, e estes dons, colocados sobre o altar, podem servir de bênção. Mas não são dons espirituais. Através de uma conduta santificada e pela oração e meditação na Palavra, podemos alcançar grandes conhecimentos e assim anunciar poderosamente o evangelho. Mas isto tampouco é dom espiritual. Os dons do Espírito são um milagre! É Deus, quem por meio de sei Espírito Santo, coloca o homem a ser serviço e opera por meio do dom, de uma maneira sobrenatural, de modo que o homem passa a ser um mero instrumento. (At 19.11; Rm 15.19,19: Hb 2.4; At 14.3)

Fonte: Revista Lições Bíblicas para Adultos – CPAD, 2º Semestre de 1970, págs. 2 e 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário