Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Você já leu este Salmo hoje?

clip_image002As vezes, “as vezes”? Quase toda a hora muitos ignoram a existência do mundo espiritual, desprezam o por das trevas e o poder do próprio Deus.

O Salmo 91, aquele que muitos em um “folclore cristão” deixam abertos sobre suas estantes em suas casas, relata uma batalha diária entre Deus e o Diabo por você!

Vers. 1 - Habitar neste contexto é estar próximo, ser íntimo, pois, não se convida um estranho para morar em seu lar. Você tem de ser conhecido de Deus para receber tudo o que vem a seguir.

Vers. 2 - É simples dizer isto, mas o “e nele confiarei” é ai que a diferença do verdadeiro e do falso cristão.

Nos versículos de 3 á 10 são narradas as artimanhas de Satanás para derrubar os cristãos:

1. Laço - São as armadilhas e tentações que nos são apresentadas com o intuito de nos fazer cair. A Bíblia relata em 1 Co 10.13 as tentações virão, mas não serão maiores do que podemos suportar. Jesus foi tentado, venceu e nos ensinou a vencer.

2. Terror Noturno - São os tormentos, pesadelos e opressões lançados para que durante a noite não possamos descansar. Com a mente cansada somos mais susceptíveis aos ataques do inimigo, o campo de batalha da Batalha Espiritual é a mente do homem.

3. Seta - Assim como na noite ele lançara seus dardos inflamados (Ef 6.16) para tentar nos ferir. Ele sabe que um ferido na guerra ocupa pelo menos dois soldados para cuidar dos ferimentos. Refletindo: mais feridos -> menos soldados batalhando.

4. Peste - Tem haver com o espírito de morte que assola durante a noite. Na noite há a legalidade para que as forças das trevas (demônios) hajam sem restrições. Lembre-se o mundo jaz no maligno, ele tem poder para agir. Jesus foi enviado e comparado a luz (Jo 3.19), quando falamos do cristão ele é comparado com a luz (Mt 5.14). As trevas são o domínio de Satanás.

5. Mortandade - Não é por que ele manifesta-se mais na noite que você descuidará durante o dia! Satanás está ao derredor como um leão envolva da presa (1 Pe 5.8), aquele que não se proteger será essa presa.

6. Os que caem - Aqui nos versículo 7 e 8 vemos que aqueles que caem são os que são atingidos pelas artimanhas acima. Eles são os que não confiam no Senhor, aqui falo de ateus, falsos cristãos, hipócritas e toda sorte de incrédulos mundo afora. Contudo o que crê no Senhor não cai, não porque está isento de provações, mas porque o Senhor o fortalece e sua alma não se rende. Ao olharmos contemplaremos a diferença do que serve ao Senhor e o que não serve.

7. Memória - Aqui no versículo 9 salmista relembra o porque da vitória sobre as tentações. O Senhor é a nossa morada, nossa proteção.

8. Praga - Satanás irá tentar nos derrubar mesmo após uma vitória. Devemos vigiar e confiar. Este versículo também fala da proteção que Deus proporcionará para a nossa família, i.e. “tua tenda”.

Na sequência do abençoado texto ele salienta que o Senhor ordena a nossa proteção para os seus anjos. Muitas pessoas dizem que Deus esqueceu delas, mas não sabem que Deus não se esquece, a misericórdia Dele é grande o suficiente para relevar muitos de nossos erros afim de que possamos ter mais uma oportunidade de salvação em Jesus. Agora você está sendo guardado por miríades de anjos do Senhor e não sabe! Agradeça já.

Deus garante a nós algo que ninguém neste mundo físico e nem no espiritual pode fazer. Veja o versículo 15.

Geralmente só chamamos a Deus em angústia e sofrimento, mas Deus não fala só deste momento. Angustia e sofrimento em especial, pois, Ele é o nosso refúgio, fortaleza, rocha, abrigo e proteção (Sl 46); contudo Deus quer que o invoquemos em espírito e em verdade (Jo 4.23) também para agradecer, louvar, conversar, sim Ele gosta de conversar conosco!

E finalizando o salmo faz uma promessa que sempre nos lembrará do Seu amor: a salvação.

A salvação é o conjunto de todas as ações de Deus em Jesus através do Espírito Santo em favor dos homens.

Leia o Salmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário