Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS - EGLOM


EGLOM

Eglom foi rei de Moabe no início do século 20 a.C., e foi ele que se aliou aos amonitas e aos amalequitas para atacar os israelitas que estavam estabelecendo seus assentamentos em Canaã. Eglom era famoso por ser muito gordo.

É provavel que a região do ataque fosse perto de Betel, pois  se menciona a captura da Cidade das Palmeiras, que é, sem sombra de dúvida, Jericó (Jz 3.13). A retribuição de Deus ao pecado de Israel foi permitir que os moabitas mantivessem a região por dezoito anos, oprimindo os israelitas.

Por fim, Deus levantou um libertador em Eúde, filho de Gera. Nenhuma pessoa armada pode se aproximar do rei; no entanto, Eúde, por ser canhoto, amarrou uma espada curta de dois gumes em sua coxa direita e se aproximou de forma humilde de Eglom a fim de entregar o pagamento do tributo anual. Como a espada estava do lado direito de seu corpo, ele não levantou nenhuma suspeitas nos auxiliares do rei, pois esperavam ver uma espada do lado esquerdo, lado em que a maioria dos homens a usava.

Eúde entregou o tributo, em seguida, dispensou os carregadores. Antes de sair com eles, Eúde disse a Eglom: "Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei". Eglom dispensou seus auxiliares, foi para a sala do andar superior do palácio e chamou Eúde, que disse: "Tenho uma mensagem de Deus para ti". Eglom levantou-se para ouvir a mensagem e Eúde, enquanto sussurrava, tirou a espada e a enterrou na gorda barriga de Eglom. A seguir, Eúde fugiu.

A morte de Eglom resultou em oitenta anos de paz entre os moabitas e os israelitas . A tradição rabínica posterior diz que, por Eglom ter se levantado ao ouvir o nome de Deus, ele foi honrado ao ter um de seus descendentes, Rute, como bisavó do rei Davi.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário