Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


LAGAR

O lagar era cisterna cortada na rocha com um furo de saída. O suco corria pelo buraco e caía numa tinha ou outras vasilhas coletoras. Várias pessoas entravam ao mesmo tempo na cisterna e pisavam as uvas, provocando muitas risadas e alegria.

A primeira parte de Isaías 65.8 diz: "Como quando se acha mosto num cacho de uvas dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele", pode ter constado de uma das canções cantadas durante o processo. Da mesma forma que Isaías, Jeremias vê juízo quando não há alegria ou cantos quando as uvas são pisadas (Jr 48.33). Isaías apresenta um triste exemplo de um homem que estava pisando uvas sozinho porque todos os seus companheiros tinha ido embora (Is 63.3). Uma ilustração ainda mais violenta do juízo é dada quando pessoas são colocadas no lagar de Deus e pisoteadas. As vestes divinas ficam cobertas de sangue em vez do suco das uvas vermelhas (Is 63.3-6; Ap 19,13,15).

Certa quantidade de suco de uva era fervido para fazer um xarope espesso chamado dibs. Esse pode ser perfeitamente o que é chamado de mel em muitas partes da Bíblia. Isso porque as abelhas não eram mantidas em colmeias até os tempos romanos.

O mel comum era obtido de abelhas selvagens. O mel que "jorrava" da terra está, portanto mais provavelmente associado à uva. Ele é algumas vezes espalhado no pão e outras diluído com água para fazer uma bebida.

A maior parte do suco de uva era transformada em vinho. Isso não se devia simplesmente ao prazer, mas a uma necessidade. A água não servia pra beber a não ser que viesse de uma fonte sadia e o suprimento de leite era limitado. Quando Paulo disse a Timóteo que devia beber um pouco de vinho por causa do se estômago, não se tratava necessariamente do vinho fazer bem ao estômago, mas porque a água poderia prejudicá-lo (1 Tm 5.23).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário