Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 20 de março de 2013

O QUE É UMA CONGREGAÇÃO JUDAICO-MESSIÂNICA?

PARTE III

Somente se ignoramos o contexto bíblico da volta do Mashiach, em Israel, seríamos motivados a negar nossa total participação na historia de Israel, ou a prioridade de "integração com o mundo judeus mais amplo".  Yeshua, afinal de contas é verdadeiramente o Mashiach judeu. Sua vinda e prometido retorno cumpre a esperança messiânica fundamentada nas Escrituras hebraicas e mantida pelo nosso povo por milênios.

Na verdade, o Mashiach não entra na historia isoladamente, mas no contexto da historia dos judeus. Como Soulen escreve, "Fé no Evangelho pressupõe o antecedente proposito para a criação, um proposito ameaçado por poderes destrutivos, mas defendido por D'us na vida, morte e ressurreição de Jesus" (p.156). 

A Escritura começa  não como Mashiach, mas com a criação, então pecado e exílio, em seguida a promessa de restauração, a chamada de Israel, a expansão da promessa e finalmente o aparecimento do Mashiach, "ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade" (atos 3.21).

Quando o Mashiach aparece, com Stuart Dauemann mostra em um recente artigo em Desher (Do You See What I See? Edição 14, Inverno 202, p.78). "Ele é o primeiro o Mashiach de Israel, o qual indubitavelmente auto identificado com judeu, e reconhecido  como judeu por todos que O encontram". 

Não se pode ter um Senhor da Igreja, o qual não é primeiro, ultimo e sempre Rei dos judeus. Ele não é simplesmente o Mashiach cósmico  o Filho do Homem sem uma pátria  o Salvador genérico  mas osso de osso judeu, carne de carne judia, o Santo de Israel, a Semente de Davi em quem somente todas as promessas para Israel e as nações são 'Sim' e 'Amém'.

O Mashiach exemplifica a identificação com Israel, contudo muitas vezes temos permitido que nossas diferenças com autoridades rabínicas ou costumes judaicos nos apartem da continua historia de Israel, como é o costume do super-facciosismo cristão.

O Judaísmo Messiânico , corretamente compreendido, no entanto, é o claro oposto ao super-facciosismo; ele personifica a verdade de que D'us revelou-Se a Si mesmo e Seu proposito dentro da historia do povo judeu e não precisa coloca-los de lado para levar à humanidade ao seu destino. Os judeus devem permanecer judeus quando eles creem no Mashiach, não em um sentido técnico ou simbólico  mas na pratica e em perspectiva, na vida familiar e em envolvimento na comunidade.

Continua...

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário