Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 11 de março de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


CULTIVO DAS OLIVEIRAS

As oliveiras estavam associadas às vinhas; elas eram também um elemento vital do suprimento alimentar. O Salmo 128.3 fala da benção de Deus sobre as famílias que confiam nEle:

"A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa" (Sl 128.3).

A oliveira da família podia ser cultivada ao lado da herança familiar, mas com o passar do tempo bosque de oliveiras foram plantados ao longo da vinha e dos campos de cereais, quando o óleo era usado para pagar impostos. As oliveiras cresciam tão bem que a terra era chamada às vezes de "uma terra de óleo.. de oliveira" (Dt 8.8).

O cultivo das oliveiras era feito colocando um enxerto de uma árvore cultivada em outra silvestre. A planta silvestre era então cortada pela base. As raízes da árvore se profundam muito no solo rochoso e este fato pode estar por trás de Deuteronômio 32.13, que se refere ao azeite sendo sugado da pederneira. A arvore leva cerca de quinze anos para chegar à maturidade e depois produz furtos durante século. 

As velhas raízes geralmente lançam novos rebentos, o que deu o profeta a ideia do renovo de Jessé que fez brotar o Messias (Is 11.1). Os novos brotos eram enxertados nos troncos. Paulo diz que quando a cristandade seguiu o judaísmo do Antigo Testamento, era como se, contrário à pratica normal, uma oliveira brava estivesse sendo enxertada num tronco cultivado (Rm 11.24).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário