Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 7 de abril de 2013

HERESIAS - FALSA DOUTRINA NA IGREJA


Heresia (gr. hairesis) é adequadamente definida como "ato de decidir" um opção, um caminho, um plano ou um conjunto de princípios filosóficos. A ideia básica é a de "escolha". A palavra, frenquentemente, denota a existência de um pequeno grupo de espírito sectário dentro de um conjunto maior de indivíduos. Entretanto, o termo também foi utilizado no NT para se referir a cristãos considerados separatistas ou sectários por alguns líderes religiosos judeus (At 24.14; 28.22).

Paulo refere-se a partidos heréticos que apareciam dentro da igreja e dá a entender que essas divisões demonstravam a falsidade ou genuinidade em nossa fé (1Co 11.18-19). Divisões heréticas correm quando o povo de Deus não está caminhando no Espírito (Gl 5.20), e os hereges devem ser admoestados duas vezes; depois, disciplinado ou rejeitados (Tt 3.10).

"Heresia", no sentido e erro doutrinário, ocorre quando a pessoa e o trabalho de Cristo são negados (2Pe 2.1). O Gnosticismo (Cl 2.8-23; Tm 6.20) e o Docetismo (1Jo 4,2-3; 2Jo 7) estão entre as heresias doutrinárias denunciadas pelo NT.

As heresias modernas mostram uma surpreendente semelhança com as antigas. O movimento da Nora Era tende a encarar tudo como parte de Deus, o invés de admitir que Deus transcende a tudo. As heresias, geralmente, rejeitam a perfeita divindade ou completa humanidade de Cristo e, tipicamente, adicionam algum tipo de obra humana à obra perfeita de Cristo na cruz.

Fonte: "A Bíblia da Mulher" - editora MC e SBB / pág. 1431;



Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário