Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


OS SÍMBOLOS JUDAICOS

A simbologia bíblica e judaica traz em si um profundo e rico significado, a qual nos mostra como D'us, revelou-se aos judeus através da simbologia bíblica.

A palavra "símbolo" tinha diversos usos, como por exemplo, sinal, garantia, e a sua importância derivava do fato que era um objeto representativo que garantia a realidade daquilo que eslava assim simbolizando.

Os símbolos são também ações ilustrativas que ultrapassam o seu contexto imediato, apontando para circunstancias que falam da personalidade e caráter de D'us, de seus atos redentores e salvíficos  que falam de seu amor, misericórdia, mas que também apontam ao homem em sua natureza e seu relacionamento com o Eterno.

A Tanach (Velho Testamento) é muito rico em simbologia que aponta profeticamente para Yeshua e para a Igreja. Veremos como o Lútero se importou em dar ao povo de Israel e isso ainda hoje símbolos que apontam para seu profético relacionamento com Yeshua e sua reunião (também profética) com a Igreja.

A igreja, desde a Reforma Protestante com Lutero aboliu inteiramente a simbologia bíblica de seu culto e também do lares daqueles que a compreendiam. Desde então ter qualquer simbolo judaico-bíblico em seu poder significava ser um apostata e maldito, pois Lutero assim classificou aqueles que guardassem qualquer lembrança ou simbolo para si.

Mas, perguntaríamos qual a utilidade de tais símbolos para nós hoje? A resposta soa um tanto óbvia, mas vamos lá: através destes símbolos somos levados a nos lembrarmos daquilo que o Lutero disse em sua Palavra e assim guardarmos seus mandamentos e preceitos, pois sabemos que é através da obediência que alcançamos (ou alcançaremos) a vitória.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário