Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 27 de abril de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


A  ESTRELA DE DAVI 


Aqui temos um dos mais conhecidos, senão o mais conhecido símbolo judaico: a Estrela de David! Este símbolo é muito forte e cem também uma conotação profética que aponta grandemente para o homem e para a Igreja.

A Estrela é também conhecida por "Maguem David" (Escudo de David). Segundo uma antiga tradição judaica, a estrela estava presente nos escudos dos valentes do exército de Davi. Por isso recebeu este nome.

A estrela é composta por dois triângulos, um com a ponta para cima, outro para baixo. Um deles aponta para tudo que a espiritual e santo. O outro aponta para baixo, para tudo que é terreno e secular. Ao levar uma vida de Torá (ensinamentos e instruções - Vida de acordo com os princípios bíblicos) e Mitzvot (significa mandamentos - obediência aos mandamentos bíblicos) o judeu luta para unir o munto espiritual ao terreno, o sagrado e o secular.

O vértices do 1º triângulo (voltado para cima) representam os três pilares da fé Judaica:

D'us

Homem                              Povo

Com D'us temos o principio de tudo; Ele cria o homem lhe dá autoridade para dominar sobre o restantes da criação. Este ser criado à imagem e semelhança de D'us torna-se um povo (depois vários povos) que se espalham e habitam a terra. Porém o plano de D'us não termina ai! Então, resumindo: D'us cria o homem, que se torna um povo e que depois, deve voltar-se novamente para seu criador, com sempre esperou o eterno D'us!

O segundo triângulo (voltado para baixo) representa os três grandes momentos da historia dos judeus: 

Criação                         Revelação
                (passado)                               (passado que prossegue no presente)


Redenção
(Futuro)

A historia dos judeus a Tanach e a Bril Hadasha (Bíblia)! Ali estão relatados os primórdios  não só da humanidade, mas principalmente do povo judeu. E o primeiro grande momento da história é justamente a criação, quando o Eterno D'us traz à existência, do nada, tudo quilo que conhecemos hoje em nosso planeta. D'us ordena as coisas saem dele e passam a existir.

A palavra da cria, utilizando-se somente do absoluto poder de Elohim. Depois vemos homem que é criado do "pó da terra", porém diferente de todo o restante da criação, pois nele estão a imagem e a semelhança do Criador. Tudo isso se refere ao passado do homem.

Temos então o período da revelação, iniciado logo após a criação, pois a partir dai o Eterno D'us inicia um relacionamento com o homem e vem, gradativamente, revelando-se a ele, mostrando através de sua Palavra as várias facetas de Sua personalidade e convidando o home à andar com Ele e a relacionar-se com Aquele que tem em suas mãos todo o poder.

Porém nem todos aceitam este convite e apenas sabem algo sobre D'us! Seu conhecimento é muitas vezes intelectual e um ato que se inciou no passado (da parte de D'us) e que continua até o nosso presente, pois o Senhor espera que estejamos abertos à revelação de sua Pessoas, quer seja através de Sua palavra, quer seja através da oração, quer seja através de outras pessoas... Ele continua buscando revelar-se ao homem!

Por fim, temos a redenção. Após a criação e o incio do processo de revelação, o homem rejeita o governo de D'us e para redimir o homem como individuo, porem almejava D'us redimir também a família, a sociedade e a humanidade! O processo redentivo no coração de D'us é completo! Isso aconteceu de forma embrionária do passado, quando tal processo iniciou-se, até que chegasse ao ápice da redenção humana com a vinda de Yeshua!

Isso também nos fala de um processo que se iniciou em algum lugar no passado e que se estende até o dia em que o Eterno julgará os vivos e mortos, buscando entre eles os redimidos que retornarão ao principio, ou seja, que se tomarão novamente como Adão era no incio da criação: homens e mulheres santos e que vivam em permanente contato com o Senhor Criador! Somente o futuro nos dirá quem são e quantos são os redimidos do Senhor!

Há ainda outro significado: os dois triângulos entrelaçados, compartilhando o mesmo centro, dão a contradições em perfeita harmonia. Poderia o perfeito unir-se ao imperfeito? O Eterno viveria com o mortal? Habitará o Santo com o profano juntamente?

É justamente isso que nos mostra este símbolo: a possibilidade de compartilhamento entre opostos ! O Senhor D'us, sendo perfeito, eterno e santo, compartilha com o homem imperfeito, mortal profano e seus desejos e chama-o a ter comunhão com Ele!

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário