Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 9 de abril de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


A SIMBOLOGIA E A HISTÓRIA

A história secular nos informa como e quando a simbologia judaica foi abolida e considerada como "heresia". Já na Reforma Protestante, Lutero aboliu a simbologia como se estivesse fazendo uma "limpeza" da Igreja que nascera!

Os concílios também foram uma rica fonte de proibições escritas contra os judeus e suas tradições. Os papas e seus auxiliares compuseram uma série interminável de "regras", através das quais seria mais fácil identificar-se aquilo que eles chamaram de "a heresia judaica". Vejamos parte de um deste relatos.

"... Os outros cristãos eram chamados a observar a atitude dos conversos; até mesmo este últimos sob pena de serem punidos com os castigos mais severos, tinham ordem de denunciar qualquer desvio da conduta católica por parte de seus irmãos cristãos novos. Para tornar mais fácil a descoberta da heresia por parte dos fiéis, foi preparado pelo Santo Ofício Inquisidor Bernardo Guidonis.

Estas eram algumas maneiras de se identificar a "heresia judaizante o uso de vestimentas limpas e festivas no Shabat (descanso) e nos dias santificados; o acender as velas do Shabat, cozinhar carne para o tcholet do Shabat na Sexta-Feira, observar os jejuns judaicos prescritos, sobretudo "jejuar durante vinte e quatro horas" e "pedirem perdão uns aos outros da maneira judaica" no  Yom Kippur, o Dia da Expiação; recitar orações com a face voltado para a parede, tornar casher a carne e matar os animais "como os judeus o fazem" circuncidar as crianças do sexo masculino, recitar a berachah (benção) antes de comer... o uso de qualquer símbolo judaico, etc..."

Isso aconteceu na época da "Santa" Inquisição na Espanha e em Portugal, quando a perseguição chegou a um ponto cão extremo que os judeus foram obrigados a fugirem ou a se "converterem" ao catolicismo!

A intenção e o desejo final daqueles que assim agiram era de riscar do mapa tudo aquilo que ligava um judeu à suas tradições e cultura! Tudo o que lembrasse ao judeu quem ele realmente era, deveria ser abolido, pois eles já viviam como apátridas (sem uma pátria para viver) e agora deveriam "esquecer-se" de seu passado e também não ter esperança quanto ao seu futuro!

Isso também foi herdado pela Igreja chamada cristã ou evangélica! Nós também temos um profundo desconhecimento sobre aquilo que foi feito no passado e herdamos a "judeufobia" e também o asco pela simbologia bíblica e judaica!

Agora o Eterno tem nos dado a oportunidade de resgatarmos estes valores que durante tanto tempo permaneceram ocultos, pois o reino das trevas lutou e ainda luta para que não descubramos que o Senhor deus-nos também isso (pois tais símbolos são bíblicos e falam a nós ainda hoje!).

Devemos ter em mente que quanto maior conhecimento e profundidade tivermos em nosso relacionamento com D'us e sua Palavra, maiores adversários seremos do reino das trevas! Tornemos então de volta tudo àquilo que nos pertence por direito e recebamos as bênçãos que o D'us Eterno tem nos reservado através dos símbolos que falam tão alto ao nosso coração...


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário