Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


ELI

Durante a maior parte do período dos juízes, a arca da aliança ficou guardada no santuário sagrado de Siló. O sumo sacerdote de Siló era Eli - a princípio, descendente direto do quarto filho de Arão, Itamar  (1Cr 24.3). 

Como o sacerdócio era um cargo hereditário, ele era auxiliado por seus dois filhos, Hofni e Finéias. Eli, por ser sumo sacerdote, também serviu por quarenta anos como juiz de Israel. Ele era um homem santo e justo, embora seus filhos tenham ficado muito aquém dese padrão.

Eli é lembrado principalmente por ter sido pai adotivo de Samuel, um dos primeiros e grandes profetas de Israel. Ana, uma mulher estéril, foi ao santuário e orou que se Deus lhe desse um filho ela o devolveria ao Senhor (1Sm 1.9 em diante). 

Ela concebu, deu à luz Samuel e, como havia prometido, entregou-o para Eli. Este criou e educou Samuel e foi um bom pai adotivo para o menino, embora tenha falhado com os próprios filhos.

Os filhos de Eli eram corruptos e devassos, chegando até mesmo a introduzir a prostituição no santuário (1Sm 2.22). Eli não conseguia controlá-los e, como resultado disso, teve uma visão que profetizavam que seus filhos teriam morte violenta e que sua casa cairia (1Sm 2.34 em diante). 

Hofni e Finéias foram mortos em uma batalha contra os filisteus, que capturaram a arca da aliança. Eli caiu morto ao ouvir a notícia do ocorrido. Em algum momento logo depois desse evento, o templo de Siló foi destruído, provavelmente em continuação à mesma batalha emq ue a arca fora tomada.

Contudo, a casa de Eli não caiu de imediato. Aitube neto de Eli por parte de Finéias, fundou um novo santuário em Nobe. Quando, poucos anos depois, os filisteus devolveram a arca, ela foi guardada lá. 

O sumo sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, foi morto junto com outros 85 sacerdotes por Doegue, agente de Saul, em Nobe. Abiatar, filho de Aimeleque, escapou do massacre e serviu Davi como sumo sacerdote, contudo, foi deposto e exilado por Salomão. Até onde sabemos, esse foi o fim da casa de Eli e o cumprimento da profecia.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário