Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 23 de abril de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPLOS BÍBLICOS


O SICÔMORO

Outra forma de árvore frutífera  similar ao figo, era o chamado sicômoro. Nos dias de Davi os sicômoros era suficiente abundantes para que encarregasse alguém de cuidar deles (1Cr 27.28). Foi de cima de uma dessas árvores que Zaqueu ouviu Jesus chamá-lo para descer, a fim de poderem comer juntos (Lc 19.1-4). 

A árvore tinha cerca de dez metros de altura e era plantada pela sua madeira leve e duradoura, assim como pelo seu fruto. As árvores novas eram cortadas para estimular o crescimento da madeira em múltiplas posições, sendo podadas depois de sete anos.

A Mishná permitia que o homem que alugasse um campo com um sicômoro só cortasse os ramos no primeiro ano depois de um arrendamento de sete anos. A importância econômica da árvore era tão grande que quando os egípcios perdiam sua árvores por causa da geada,isso significava um desastre (Sl 78.47).

Amós era um cultivador de sicômoros assim como boieiro (pastor; Am 7.14,15). O fruto do sicômoro precisava ser furado e limpo com óleo para amadurecer e tornar-se suculento. O proprietário de uma plantação de sicômoros permitia que o pastor deixasse seu rebanho pastar sob as árvores em troca de ele fazer esse trabalho monótomo.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário