Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


TALLITH
Parte Final

Estudiosos julgam que Paulo, Priscila e Aquila podem ter sido os fabricantes de tallith. Até mesmo Yeshua usou um tallith. Em Mateus 9.20 e Lucas 8.44 nós é relatado sobre a mulher com fluxo de sangue que chega até Yeshua para tocar o tzitzit (franja) do artigo de vestuário dele (o tallith). A mulher, sendo uma judia conhecia os mandamentos concernentes ao tallith e sabia quem era Yeshua.

Sua intenção em tocá-lo foi premeditada, pois quando isso acontecesse, seria liberado o poder de D'us para curá-la. Ela então percorre o caminho em direção à Yeshua, passa pelo meio da multidão, e estende sua mão por trás de Yeshua para tocar no tzitzit (franja) do tallith de Yeshua!

E então acontece! Ela é instantaneamente curada! Ela alcançara seu objetivo, pois fizer a coisa certa quando tocara no tzitzit (franja) do tallith de Yeshua. Foi ai que Yeshua sentiu que poder havia saído dele! Então ele pergunta: "Quem me tocou?" Os discípulos indagam: "Mestre, a multidão te aperta, e como dizes: Quem me tocou? Então Yeshua responde: alguém me tocou, pois saiu de mim poder ". Aí ela se apresenta e recebe a confirmação da bênção que tanto esperara: a cura!

O povo judeu nos dias de Yeshua entediam que quando um homem ungido por D'us usava um tallith o poder de D'us estava disponível naquele momento e através daquele homem. Usá-lo seria incluíam poder curativo. Mateus 14.36 e Marcos 6.56 nos falam que muitos buscaram tocar o tzitzit (franja) do tallith (manto) de Yeshua para que fossem curados.

É interessante notarmos que estas franjas representavam a autoridade do homem judeu, e foi justamente ali o local onde todos tentavam tocar para receberem bênçãos! Não é fantástico como D'us se utiliza daquilo que o povo já conhece para trazer-lhes sua bençãos? Os necessitados tocavam naquilo que representava a autoridade de Yeshua! E quando eles dá uma benção para quem usa o Tallith, que diz:

Baruch atá Adonai elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemítsivanu lehiatef betsitsit.

"Bendito és Tu. ó Senhor! Nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus Mandamentos e nos ordenou envolver-se em Tsitsit".

Novamente queremos ressaltar que o uso do Tallith não acrescenta nada à salvação que já recebemos do Messias. Porém queremos afirmar que, D'us não nos deu Sua Palavra à toa! Cada coisa está escrita nela tem um significado e uma aplicação para nós hoje! E creio eu, tudo o que está escrito tem a finalidade de nos trazer uma melhor qualidade de vida e um melhor relacionamento com o D'us.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário