Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 4 de maio de 2013

JUDAÍSMO MESSIÂNICO


MENORÁ
Parte Final

As sete hastes simbolizam:

Os sete espíritos de D'us (Is 11.2; Ap 5.6). Os sete espíritos de D'us simbolizam a Totalidade da presença do Espírito Santo na vida daquele que recebe e preserva o Senhor em sua vida. Tudo começa com o Espírito do Senhor que depois se manisfesta também como espírito de sabedoria e conhecimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor. 

Veja que isto tudo forma um conjunto! Não podemos querer possuir apenas uma característica isolada pois a beleza está no TODO que funciona harmoniosamente na vida do servo de D'us!

Os sete dias da Criação. Aqui a Menorah nos mostra D'us (a haste principal) de onde saem ou procedem todas as outras coisas. Toda a crianção saiu de D'us através da Palavra! Está escrito: "E ordenou Elohim..." (Gn 1.3; 1.6; 1.9; etc...). 

A partir de então vemos que da Pessoa de D'us procedeu tudo o que conhecemos e vemos, não só na Terra, mas também no Universo por nós conhecido! 

Em seis dias (as outras seis hastes) D'us cria todo o Universo e o homem, dando assim uma forma definitiva ao seu projeto, que ao final recebeu do próprio D'us o elogio de ser "muito bom" (Gn 1.31)! 

E, voltando á haste principal, vemos ali novamente outra coisa que o Senhor nos ensina: no sétimo dia tudo se completou! Por isso a Palavra nos informa que neste dia o Eterno deu exemplo e parou tudo, consagrando assim este dia para si mesmo!

As haste da Menorah eram feitas em forma de flor de amêndoa shaqad (significa "estar alerta", "estar vigilante". Por isso a Menorah ficava defronte da mesa dos pães - Ex 25.33) que significam: "... Porque Eu vejo sobre a minha palavra para cumpri-la" (Jr 1.11-12). 

Em cada haste havia três flores de amêndoa , que saíam do ponto de interseção com a haste principal em direção ao topo da haste (que termina com um "copinho" que é o lugar onde ficava o óleo que produzia o fogo para iluminar o local). Isso não lhe parece tremendo!

Notamos um processo de revelação gradativa do Eterno. Essa revelação iniciou-se com o Pai na Tanach (Velho Testamento), chegou ao seu ponto máximo através do Filho (Yeshua) e continua na Pessoa do Espírito Santo, o Santo até o dia de hoje! 

E ainda mais: o copinho da Menorah tem sido alimentado pelo azeite de unção da presença do Espírito durante todo o tempo em que nos relacionamos com Ele e o buscamos! Aleluia!

O Eterno realmente "vela", "vigia", sobre sua Palavra para fazê-la cumprir! Todas as suas promessa nos alcançarão e tudo aquilo que Ele nos prometeu certamente o cumprirá!

O combustível da Menorah é o azeite! Nós temos a plena consciência de que toda a nossa vida tem sido alimentada, cuidada, regada pelo Espírito de D'us. Assim como o azeite providenciava o combustível para o o Tabernáculo, assim Espírito Santo providência sua presença em nossa vida a fim de que a lâmpada de D'us em nós não se apague! 

O Tabernáculo (que somos nós) é iluminado pala presença do Espírito, que também nos capacita a trabalharmos e sermos usados pelo Senhor através dessa unção!

Que maravilhoso símbolo o Eterno deu a Israel! Louvamos ao Senhor que nos dá a chance de resgatarmos este símbolo com tantos e tão profundos significados proféticos para nós hoje.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário