Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 12 de maio de 2013

MÃE

Leitura Bíblica: Lucas 1. 39-45

"Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer."
Provérbios 23.22

Conhece o ditado popular "Quem não tem cão caça com gatos?" Significa improvisar. Muitos já usaram uma faca como chave de fanda, batom como caneta, alicate como martelo e até fogão como secadora de roupa. Isso é bem próprio do brasileiro. Sempre encontra uma opção.

Deus também é criativo. O autor da carta aos Hebreus disse que Deus falou de muitas maneiras aos pais pelos profetas. Usou a natureza, visões, sonhos, sinais, a própria voz, a escrita, pessoas. Quando teve de falar com um profeta teimoso chamado Balaão, Deus "foi fundo " e abriu a boca de uma jumenta para falar como o profeta (Nm 22.28).

Quando Jesus veio a este mundo, também houve certo improviso. Não havia vaga nos hotéis da época e José e Maria foram para um abrigo de animais. Não havia berço e Jesus foi deitado numa manjedoura. Não havia roupas adequadas, mas Maria o envolveu em panos. 

Mas há um elemento que jamais foi substituído e nem mesmo Deus desejou improvisar: a figura da mãe. Quando Maria visitou Isabel, ambas grávidas, o Espírito Santo se manifestou no ventre de Isabel, antes e depois do nascimento da criança. Mesmo Jesus, o Filho de Deus  gerado pelo mesmo Espírito, precisou da mulher Maria, sua mães, não apenas para nascer, mas para crescer como qualquer criança. 

Hoje se comemora o dia das mães, oficializado em 1914 nos Estados Unidos e depois adotado por todo o mundo. Os filhos deveriam aproveitar a oportunidade para repensar o seu relacionamento com aquela que os trouxe ao mundo, deu-lhes a vida, deus de si mesma para que pudessem existir.

Mas reparou no alerta do versículo de hoje? Ele nos remete ao futuro e nos faz refletir sobre que tipo de relacionamento haverá com a mãe quando ela não puder mais cuidar, mas precisará de cuidado; não servir, ma ser servida; não falar mas ser compreendida. O relacionamento com a mãe tem tudo a ver com nosso relacionamento com Deus.

Deus nos deu mães porque são insubstituíveis.



Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário