Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 26 de maio de 2013

SER AVÓ - UMA AVÓ RESIDENTE


Noemi, sem dúvida, morava com Rute e Boaz e tinha com o neto, Obede, um relacionamento diário bem próximo. Aqui são alguns princípios bíblicos que Noemi pode muito bem ter colocado em prática em sua experiência como "avó residente":

  • Usar a riqueza de seus conhecimentos acumulados, as descobertas "testadas e aprovadas" ao longo do tempo e sua experiência para oferecer conselhos sábios quando necessário (Pv 1.5). Você pode servir de ponte entre um dos pais e a criança (talvez gentilmente lembrando a um dos pais como era seu próprio  comportamento  na adolescência), tendo, ao mesmo tempo, o cuidado de jamais enfraquecer a autoridade dos pais. Esteja à disposição, mas sem intrometer-se;
  • Não reclamar (de dores e de desconforto). Ao invés disso, louvar a Deus pela longevidade. Você e aqueles que estão ao seu redor serão bem mais felizes (1 Ts 5.18). Você também servirá  de modelo para seu neto, mostrando que envelhecer pode ser uma experiência agradável;
  • Manter-se ativa e interessada em coisas de fora da família (Cl 2.6-7). Suas necessidades e compromissos também são importantes. Você pode aproveitar o tempo com seus filhos e netos sem precisar abrir não de ser útil em outras áreas da vida.
  • Dar a seus netos o exemplo de que:
    • O perdão é a dádiva mais preciosa que se pode oferecer (Ef 4.32);
    • Aquilo que é certo e errado é definido pela Palavra de Deus (Pv 14.12);
    • Pode-se experimentar grande alegria vivendo um dia de cada vez, ao invés de prender-se ao passado ou de só olhar para o futuro (Ne 8.10; Sl 118.24).

Fonte: "A Bíblia da Mulher", editora MC e SBB / pág. 359

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário