Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 11 de junho de 2013

“Líderes” – Um Alerta!

fogo-curiosidadeMuitos se intitulam “líderes” dos outros por conveniência ou por terem um curso superior e no meio eclesiástico não é diferente.

Fazendo um paralelo com o livro do profeta Miquéias no capítulo 3 vi o mundo de hoje, não comparando a situação da profecia para Samaria e Judá, mas na situação dos inescrupulosos “líderes” do povo de Deus. Vejamos uns trechos:

1 E DISSE eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo?

Deus chama a responsabilidade que lhes cabe, contudo não á executam. Quando é concedida uma autoridade da parte de Deus ela deve ser usada dentro dos propósitos Dele e não dos nossos. Por outro lado assumir a responsabilidade por conta própria, sem consultar a Deus, é estar fora da direção e dos propósitos divinos trazendo juízo sobre sua própria cabeça.

2 A vós que odiais o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos.

3 E que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne dentro do caldeirão.

Nos versículos dois e três o sentido figurado deixa claro a atitude aproveitadora que não provêm de Deus para um verdadeiro líder. Salomão só foi agraciado por Deus com sabedoria tal porque ele não pediu para ele, mas sim para julgar as causas do povo de Deus (1 Rs 3.5,9). Se você é líder do povo lidere por eles e não por você!

4 Então clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá; antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.

Fazem o mal e mal feito e querem que Deus responda com fogo e poder? Deus só se apresenta a este tipo de pessoa em forma de juízo divino. No evangelho segundo João, o evangelista assevera que Deus procura os adoradores (4.23), isto significa que ele não está com seus ouvidos agravados para os que praticam a verdade, o amor e a justiça, mas para os fazem ao contrário do ensino divino.

5 Assim diz o SENHOR acerca dos profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes, e clamam paz; mas contra aquele que nada lhes dá na boca preparam guerra.

6 Portanto, se vos fará noite sem visão, e tereis trevas sem adivinhação, e pôr-se-á o sol sobre os profetas, e o dia sobre eles se enegrecerá.

7 E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus.

Nestes três versículos a sina de tais “líderes” é não ter NADA de Deus! Estão cegos espiritualmente. Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele. Suas obras são da carne, pois, onde não opera o Espírito de Deus opera o Espirito do Mundo.

8 Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

9 Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e príncipes da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,

10 Edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniquidade.

Deus sempre envia o “Miqueias” para que eles vejam que com Deus não se brinca e que a semeadura e sua lei são reais. A justiça mostra o pecado e o juízo executa no descontentamento de Deus o pago pelos desvios do caminho santo.

11 Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

Aqui é onde mais nos aproximamos da realidade atual, muitos interessados em lucro, fama, poder, autoridade e egocentrismo barganham com o povo em nome de Deus. Creem que Deus está ali com eles, mas ignoram a palavra que alerta que Deus não comunga com o pecado. Qual a diferença que existe entre estes e Saul em 1 Samuel 15.10-28.

12 Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.

A ruína deles e de seus “domínios”, porque onde reina o Senhor é do Senhor onde reina o homem é do mundo, é a destruição total. E as pessoas que são aliciadas por estes e ali ficam morrerão também? Provavelmente, pois, nunca antes na história da raça humana e do Cristianismo o acesso a palavra de Deus foi tão fácil. Todos tem uma bíblia nas mãos e há muitos que irão para o inferno carregando elas. O conhecimento está aí, dizer “eu não sabia”, “ninguém me avisou” não irá salvar ninguém da condenação. Deus se revela, vontade e pessoa, através da leitura da bíblia e das orações, cada um responsável por fazer a sua parte. Ninguém nesta terra pode salvar outro, só o Senhor Jesus Cristo pode nos salvar da condenação vindoura e nos levar a vida eterna (Sl 3.8; At 4.12).

Que nós que lideramos na Casa de Deus o Povo de Deus possamos entender que eles não são nossos servos, mas sim servos do Deus Altíssimo sobre nossa responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário