Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 10 de novembro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


ABNER
Parte Final

Após a morte de Saul, Abner escolheu o filho de Saul, Is-Bosete, para subir ao trono. As tribos do norte em leais a ele, mas a tribo de Judá, a maior de todas as tribos, continuou leal a Davi. Abner ficou profundamente desiludido com a arrogância, a incompetência e a ingratidão de Is-Bosete, percebendo que o futuro de Israel estava nas mãos de Davi. 

Ele, portanto, passou para o lado de Davi. Joabe, que estivera fora, ficou furioso quando retornou e descobriu que Davi perdoara Abner. Tacitamente, ofereceu anistia a todos os que o passaram para seu lado. Joabe repreendeu publicamente Davi e, a seguir, procurou levar Abner a encontrá-lo em Hebrom, onde ele e Abisai, seu irmão, o mataram.

Essa traição enfureceu Davi, que conseguiu convencer as tribos do norte que não tinha nada a ver com aquele assassinato. Em seguida, forçou Joabe a usar panos de saco (roupas tradicionais de luto) e lamentar publicamente a morte de Abner. Davi sepultou Abner em Hebrom com todas as honras (2Sm 3.32).

O livro de Crônicas observa que Abner deixou "dádivas consagradas" para a manutenção do tabernáculo de Deus (1Cr 26.26 em diante).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário