Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 24 de novembro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


SIQUÉM

Siquém é não somente o nome de uma importante cidade antiga, mas nome de um príncipe daquelas cidade no tempo e Jacó. Jacó e seu clã estavam acompanhas fora da terra cananéia de Siquém, cuidado das ovelhas e, possivelmente das plantações nas terras ao redor da cidade.

Aparentemente, isso era feito como a permissão de Hamor, o rei, de quem eles haviam adquirido uma extensão de terreno. Isso aconteceu muito antes de seu estabelecimento no Egito, séculos antes da conquista de Canaã pelos israelitas.

O filho de Hamor, Siquém, cobiçou a filha de Jacó, Diná. Ele a violentou, mas aparentemente se enamorou dela e pediu para se casar com ela.

Quando seus irmãos ou viram que ele havia violentado sua irmã, eles ficaram furiosos, mas nesse mesmo tempo, Hamor veio até Jacó e pediu a mão de Diná em casamente para seu filho. Ele também queria a permissão de Jacó para que as mulheres hebreias casassem com os homens cananeus (Gn 34.1-12).

Os filhos de Jacó insistiram que, se fosse necessário um casamente entre os dois povos, os homens de Siquém deveriam ser circuncidados. Hamor concordou e ordenou que assim fosse com todos os homens da cidade. Simeão e Levi esperaram até o terceiro dia depois da circuncisão, "quando ainda sofriam dores" (Gn 34.25), e atacaram a cidade.

Eles mataram todos os homens, incluindo o rei Hamor e o príncipe Siquém, tiraram Diná do palácio e a trouxeram de volta ao acampamento. Jacó irou-se porque essa ação imprudente irai enfurecer os vizinhos cananeus  e ferezeus.

Eles tiveram que levantar acampamento e se mudar para Betel, onde Jacó havia tido a visão da escada muitos anos antes.

Essa história foi usada como justificativa  para a conquista de Siquém pelos israelitas depois do Êxodo.




Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário