Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 30 de novembro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


MICAL

Um terno amor que se tornou amargo - assim foi o sentimento vivido entre Davi e Mical, filha mais nova do rei Saul. Enquanto o ciúme e o ódio de Saul por Davi se tornavam cada dia mais irracionais, a amizade entre Mical e Davi florescia, transformando-se em um ardente amor. 

Saul ofereceu a Davi a mão de sua filha mais velha, Merabe, como recompensa por ele ter matado Golias, porém não cumpriu a sua promessa quando Davi realizou a sua parte. 

Saul a ofereceu novamente em troca da participação de Davi em uma batalha perigosa, na qual o rei esperava que ele fosse morto. Quando Davi retornou vitorioso, uma vez mais, Saul não manteve a sua palavra, dando Merabe como esposa a outro homem.

Saul, então, zombou de Davi, dando-lhe permissão para desposar Mical. O preço, entretanto, seria o de matar cem filisteus em um combate corpo a corpo, uma tarefa verdadeiramente atemorizante (1Sm 18.20 em diante). 

Davi provou a sua bravura como guerreiro, embaraçando ainda mais a Saul, ao matar duzentos homens. Dessa vez, Saul manteve a sua barganha e permitiu que Davi se casasse com Mical.

Quando Saul, em uma crise doentia de ciúmes, decidiu assassinar Davi, Mical ajudou o marido a escapar do rei, colocando um boneco em sua cama com o pretexto de que ele estava enfermo (1Sm 19.11-17). Furioso com a fuga de Davi, Saul declarou o casamento deles nulo e deu a Mical um novo marido por nome Paltiel (1Sm 25.44). 

Aparentemente, esse casamento transformou-se em uma relação amorosa e terna. No entanto, após Davi, tornar-se rei, cerca de dez anos mais tarde, ele exigiu sua esposa de volta. Enquanto Mical era levada a Jerusalém, Paltiel a seguia à distância, "chorando até Baurim".

Infelizmente, o amor de Mical por Davi transformou-se em desprezo. Quando ele trouxe a arca do Senhor a Jerusalém e dançou diante dela, Mical zombou e o desprezou em público. Por fim, Davi a colocou de lado em seu harém e se recusou a tratá-la com sua esposa. Ela morreu sem gerar filhos (2Sm 6.16-23).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário