Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 22 de dezembro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS


RISPA

Rispa era uma das concubinas favoritas do rei Saul, que lhe deu dois filhos: Mefibosete (não o filho de Jônatas) e Armoni. O nome dela significa "brasas vivas", e pode ter sido por isso que Saul lhe dava tanto valor.

O comandante militar de Saul era seu tio Abner. Depois da morte de Saul, seu filho Isbosete, que esperava herdar o trono, acusou Abner de tomar Rispa como sua própria concubina, estabelecendo-se assim como pretendente ao trono (2Sm 3.7).

Abner protestou, dizendo que suas ações atestavam sua lealdade à casa de Saul, e mesmo assim Isbosete continuou fazendo acusações a ele. Por enfim, desertou para o lado de Davi.

Um dos atos mais desprezíveis de Davi girou em torno de Rispa. Houve uma fome de três anos e, na tentativa de mitigá-la, Davi ordenou a execução ritual dos filhos de Rispa -  e dos cinco filhos de Merabe, a filha mais velha de Saul. Ele também ordenou que os corpos não fossem sepultados. 

Isso aconteceu como retribuição do tratamento abusivo que Saul dispensou aos gibeonitas (2Sm 21.10 em diante). Rispa permaneceu com os sete corpos de abri até a época das chuvas (provavelmente, a primeira chuva depois da estação seca; em outubro), enxotando todos os animais e pássaros que se alimentam de carniça.

Davi ficou tão impressionado com essa dedicação que deu ordens para que os corpos fossem enterrados com honras ao lado dos ossos de Saul e de Jônatas, filho de Saul.


Pb. Donizeti (Um servo o Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário