Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Libação - O que é isso?

Encontramos em alguns textos bíblicos o termo "libação", mas qual o significado de tal ato?

Libação é o ato de derramar água, vinho, sangue ou outros líquidos com finalidade religiosa ou ritual, em honra a um deus ou divindade.

Podemos observar essa prática da libação na antiga Roma ou na antiga Grécia, quando os descendentes ofereciam aos seus deuses, que eram os familiares mortos, a libação do vinho, do leite e do mel para que estes pudessem sorver o alimento de que precisavam, ainda que debaixo da terra.

É uma prática comum em muitas religiões da antiguidade, incluindo o judaísmo, e continuam a ser oferecidas em várias culturas atuais.
"E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite." (Gênesis 35.14)
Exemplos:

Isaías usa a libação como uma metáfora para descrever o fim da figura do "servo sofredor" que «derramou a sua vida até a morte» (Isaías 53.12).

Segundo a versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel - ACF existem 52 referências e todas elas com conotação direta a ofertas a Deus ou outras divindades.

Entre os israelitas, uma libação consistia em derramar líquido, geralmente vinho forte (Números 15.5,7, Oséias 9.4), sobre o holocausto no altar. Por ser inflamável ele queimava bem e ajudava a queimar o holocausto, produzindo um cheiro agradável. Era sempre derramado, nunca bebido.

Também, nas religiões afro-brasileiras, existe o costume de derramar o primeiro gole para uma entidade, o famoso "gole do santo".
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário