Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


TECELÕES
Parte Final

O problema com o tear horizontal era que a largura do tecido ficava limitada ao tamanho dos braços do tecelão, porque este tinha de sentar ou ficar agachado para trabalhar. A invenção do tear vertical permitiu que o tecelão ficasse em frente ao tecido.

Nesse caso, uma estrutura pesada de madeira (veja 1Sm 17.7) era construída com uma arcada quadrada, e os fios da urdidura eram pendurados no alto e firmados pro uma barra horizontal. 

Os fios eram mantidos esticados por pequenos pesos de pedra ou cerâmica, conhecidos como pesos do tear. O material era então feito de cima para baixo e o pino usado para juntar os fios da trama no alto do tear.

O avanço final do tear foi aquele em que os pesos foram substituídos por um rolete que rematava o tecido acabado. A fiação era então feita de baixo para cima. 

Esses teares nãos e prestavam para fazer modelos coloridos e complicados, e até "tecido bordado" pode referir-se a diferentes tecidos costurados juntos (Jz 5.30;Ez 26.16). Significava, porém, que o tecido podia ser formado nos teares, variando o número requerido dos fios da urdidura.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário