Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


TRABALHO COM PEDRAS
Parte I
 
Os pedreiros eram sócios dos carpinteiros na construção. O trabalho de pedreiro foi outro ofício que o povo judeu teve de aprender. Os judeus destruíram as grandes cidades fortificadas dos cananeus (Nm 13.18) e nãos sabiam como reconstruí-las, até que foram ajudados pelo fenícios. O trabalho do pedreiro começava pelo alicerces, onde uma canaleta era enchida com pedras e argamassa e deixada para assentar (Lc 6.48). 

Levantavam-se então as paredes sobre os alicerces. A afirmação de Paulo, de que os pregar ele não construía sobre o fundamento de outro homem, se baseia provavelmente num costume contemporâneo de que o homem que construía os alicerces também construía as paredes (Rm 15.20).

Num prédio de boa qualidade, pedras angulares, grandes e quadradas eram colocadas em cada canto. Em vista de as pedras grande não servirem para uso no resto da construção, os construtores as deixavam às vezes de lado; mas descobriam no final que essas pedras eram necessárias para dar solidez e direção ao edifício (Sl 118.22). Tais pedras de esquina ou "chefes" se tornaram metáforas para os homens proeminentes e estáveis da comunidade (Jz 20.20; 1Sm 14.48).

Quando um prédio de alta qualidade estava sendo construído, blocos de pedra calcária eram cortados na pedreira. A pedra calcária era sempre mais mole quando cortada no subsolo; ela endurecia em contado com o ar. 

A prática geral era então cortar na pedreira os blocos do tamanho requerido e depois acabá-los, raspando a superfície no canteiro de obras. Quando o Templo de Salomão foi construído, os blocos foram acabados na própria pedreira, onde era possível fazer um acabamento melhor porque eles ainda estavam macios (1Rs 6.7).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário