Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O que é e por que ocorre a microfonia?

É horrível quando ocorre aquele som agudo e irritante nos microfones. Essa é a microfonia! Mas você sabe por que motivo ela ocorre?

Basicamente, a microfonia é aquele barulho insuportavelmente agudo que costuma ser produzido quando um microfone ligado fica muito próximo da caixa de som. À primeira vista, parece que basta a presença do microfone para causar a interferência — mas não é bem assim.

Qualquer ruído que entra pelo microfone ganha corpo nos amplificadores e sai mais alto pelas caixas de som. Se o microfone estiver perto demais dos alto-falantes, acaba captando o próprio ruído que sai deles, que, por sua vez, retorna ao amplificador, sai de novo pelas caixas e volta a alimentar o microfone, criando um círculo vicioso.
“Isso provoca uma reação em cadeia, na qual o som é amplificado sem parar. O resultado é a microfonia”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP.
Como todo o processo acontece em milésimos de segundo, o ruído agudo que ouvimos imediatamente já é resultado de inúmeras voltas que o som deu nesse ciclo. Mas também não é necessário que o microfone esteja próximo das caixas para produzir o fenômeno, se houver muitos deles ligados em um único ambiente.

Além disso, instrumentos musicais amplificados também podem causar microfonia. A diferença é que numa guitarra elétrica, por exemplo, os sensores que captam o som das cordas substituem o microfone. Apesar de normalmente odiada pelos músicos, a microfonia também pode ser incorporada intencionalmente à música.

Fonte: http://curiosocia.blogspot.com.br/2014/09/o-que-e-e-por-que-ocorre-microfonia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário