Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Uma Explicação bíblica sobre o Apostolado, Profetas, Mestres, Dons

Texto Referência - 1 Co 12.28 KJA

"Assim, na Igreja, Deus estabeleceu alguns primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, os que têm dons de curar, os que têm dons de administração e os que  falam diversas línguas."

Os ministérios e os dons são como os dois lados de uma mesma moeda. Quando o Senhor convoca alguém para uma missão (serviço espiritual) é porque já lhe concedeu os dons necessários.

Os "apóstolos" são aqueles que foram escolhidos pessoalmente por Cristo, foram testemunhas oculares da sua ressurreição e receberam autoridade especial para estabelecer os fundamentos doutrinários da Igreja (Mc 3.14; At 1.21,22; Ef 2.20; Jd 3). Em seu sentido ampliado, esse termo pode ser usado como "missionário" (Rm 16.7; Gl 1.19).

Os "profetas"revelam a Palavra de Deus para situações específicas e temporárias.

Os "mestres" dominam a teologia, a didática, e ensinam de forma prática a Palavra revelada (Ef 4.11). 

Os "dons" permitem  aos cristãos a realização de milagres, curas e prestação de socorro (ajuda espiritual, psicológica ou material), estão agrupados numa mesma categoria e devem ser ministrados com humildade, altruísmo e profunda adoração ao Senhor (At 5.12; Rm 12.6-8; At 6.1-6).

Finalmente, Paulo destaca os que têm dom de "governo ou administração", normalmente exercido pelos presbíteros (At 15.6-22; 1 Tm 3.5) e, pela terceira vez, menciona o "dom de línguas", em último lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário