Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Geografia Bíblica: Filipos

Clique na imagem para ver maior

Filipos foi uma cidade importante do Império Romano (27 a.C - 476 d.C.), considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia.

Era Localizada no Leste da antiga província da Macedônia, a 16 Km do mar Egeu, no topo de uma colina. Abaixo dela estavam o rio Gangites e a via Egnácia, que ligava a Europa e a Ásia.

Sua origem remonta aos trácios, povo conquistado em 358 a.C. pelo rei Filipe II da Macedônia. A cidade recebeu esse nome em homenagem ao seu conquistador. Em 108 a.C. passou ao controle romano. Em 42 a.C., foi palco da batalha de Marco Antônio e Otávio Augusto, que buscavam vingar a morte de Júlio César, contra Brutus e Cássio - da qual o poeta Horácio diz ter participado (Ode 2.7. v. 2 e 9-16). Nove anos mais tarde, Otávio, futuro Augusto, venceu Marco Antônio e Cleópatra.

Clique na imagem para ver maior
Os veteranos dessas batalhas instalaram-se em Filipos, e a cidade acabou ganhando status de colônia romana e o Ius Italicum, o que a tornava uma réplica menor de Roma. Seus cidadãos tinham cidadania romana e possuíam inclusive direitos de propriedade equivalentes aos de uma terra em solo italiano. Os oficiais políticos eram descendentes dos soldados romanos, o que reforçava ainda mais o caráter latino da cidade, refletindo também seu pensamento e religião. Eram frequentes os cultos às divindades romanas, como Júpiter, Juno e Marte, e à antigos deuses italianos. As divindades gregas não tinham muito destaque. Persistia porém, adoração à deuses trácios.

A primeira igreja cristã na Europa. Foi fundada na casa de Lídia, a partir de sua conversão, em Filipos. Uma das principais colônias do Império Romano (chamada em latim de Colonia Augusta Philippensis), localizada na principal estrada (Via Egnácia) que ligava as províncias orientais com a cidade de Roma.

Clique na imagem para ver maior
Isso me fez ver que Filipos era uma cidade grande, com uma população rica e aristocrática, o que já torna a carta de Filipenses notável, pois mesmo uma igreja que certamente era tão grande, com pessoas abastadas e politicamente poderosas, era acolhedora e calorosa. Esta igreja foi fundada por Paulo durante a Segunda Viagem Missionária (Atos 16.10-12) e a primeira convertida que a Bíblia cita foi uma mulher chamada Lídia, vendedora de um caro pigmento de tingir (púrpura), que ofereceu sua casa como ponto de reunião (Atos 16.14-16). Mas nem tudo é tranquilo nessa cidade.

Na igreja de Filipos, ministravam vários bispos (em grego episkopoi, que significa "supervisores" ou "presbíteros" - At 20.17-28), entre eles Lucas, o autor de um dos evangelhos e do livro de Atos dos Apóstolos (At 16.13-17; 20.6).

Fonte:
Bíblia King James - Novo Testamento, Edição de Estudo, pág. 460.
http://pt.wikipedia.org/wiki/
https://analisebiblicaebt.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário