Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Providência Divina, o que é?

"Divina Providência, ou simplesmente Providência, é um termo teológico que se refere ao poder supremo, superintendência, ou agência de Deus sobre eventos na vidas das pessoas por toda a história. É a influência de Deus no futuro, onde ele decide o que irá acontecer no futuro e que nada acontece sem que Deus permita." (1)

"O propósito, ou objetivo, da providência divina é realizar a vontade de Deus. Para garantir que seus propósitos vão ser cumpridos, Deus governa os negócios dos homens e trabalha através da ordem natural das coisas. As leis da natureza são nada mais do que uma descrição de Deus trabalhando no universo. As leis da natureza não têm nenhum poder em si mesmas, nem trabalham independentemente; elas são regras e princípios que Deus estabeleceu para governar como as coisas funcionam." (2)

Um grande exemplo disso é Bíblia que é cheia de alusões a esta questão, as promessas e juízos divinos são prova disso. O acontecimento deles implica em uma série de fatos que Deus realizará ou permitirá na história da humanidade para que os envolvidos, ou "abençoados" ou "julgados", contemplem o desenrolar da providência até o seu fim.

Em Gn 3.15 após a queda do Homem no Éden, a promessa do "Messias" é deflagrada por Deus e ao longo de toda a Bíblia as coisas vão culminando para isso até o restabelecimento do contato com Deus descrito no livro do Apocalipse, mas por quem? Pelo Messias de Gn 3.15. Deus conhece a nossa história e age nela conforme deixamos ele agir.

Confiemos a Deus e a sua providência o nosso futuro aqui na terra e lá no céu. Aleluia!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org
http://www.gotquestions.org/
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia de Estudo King James - Novo Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário