Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A certeza da salvação - Pode alguém realmente saber com certeza? 7/10

Pedra Angular: A Certeza do Espírito

Imagine por um momento que você é o piloto de um pequeno avião. Ao estar viajando, você pode controlar o seu progresso em pilotar, ao observar abaixo as paisagens familiares ou você já pode olhar para os instrumentos de navegação do avião. Seria desagradável se o compasso dissesse que você está no curso certo, mas a paisagem lhe parecesse estranha ou vice-versa. Mas quando os instrumentos e as paisagens visíveis estão de acordo, você estará seguro que está viajando no deviso curso a seu destino.

Quando nós falamos a respeito da certeza do Espírito, nós estamos falando de uma confirmação interior de que somos filhos(as) de Deus. A pessoa que crê na Bíblia, sabe que se tornou um(a) filho(a) de Deus através da fé. mas esta pessoa também possui a presença do Espírito Santo, que lhe confirma isto. Em 1 João nós lemos:

"E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." 3.24b
"Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho;" 5.10a

Confirmando o que sabemos. O nosso próprio espírito nos dirá de que somos filhos(as) de Deus porque a nossa certeza está construída nas cinco razões que já consideramos:
  • A Autoridade da Bíblia
  • A Obra de Cristo
  • A Nossa Fé em Cristo
  • A Nossa Obediência a Cristo
  • O Nosso Amor para com outros Cristãos
O Espírito Santo confirma no nosso coração aquilo que nós já cremos como sendo a verdade. Aliás, nós sabemos que o Espírito está envolvido em cada passo deste processo. É o Espírito que nos ajuda a reconhecer a verdade da Palavra de Deus. O Espírito nos ajuda a compreender a obra consumada de Cristo. O Espírito nos assegura de que a nossa fé é genuína. Quando nós vivemos obedientes ao Senhor, Ele nos encoraja a continuar assim. E é o Espírito que produz em nós o amor pelos outros cristãos e nos assegura que este amor é uma característica dos cristãos.

Colaborando com o nosso espírito. A nossa experiência confirma o que diz Romanos 8.16: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Observe, o texto não diz que o Espírito Santo testifica ao nosso espírito, mas antes Ele testifica com o nosso espírito. Isto significa que Ele dá força ao testemunho que nós já estamos recebendo de nosso próprio espírito.

Produzindo paz interior. As religiões criadas pelo homem ou as filosofias podem ajudar as pessoas a enfrentarem tragédias e a morte com coragem. Elas até podem induzir a algumas a darem as suas vidas por alguma causa. Mas elas não capacitam os seus seguidores a dizer que os problemas, as perseguições, fome, nudez, morte, poderes espirituais, ou mesmo qualquer distância não poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm 8.35-39).

Você pode ter esta alegre e triunfante confiança! Se você aceitou a Jesus Cristo como o seu Salvador, baseie a certeza da sua salvação naquilo que a Bíblia diz. Cristo cumpriu toas as santas exigências de Deus para com você. A salvação é oferecida como um presente gratuito. Reconheça que a sua fé é tudo o que Deus requer de você. Então examine a sua vida e veja as evidências de obediência a Cristo e o amor para com outros cristãos. Ao fazer estas coisas, Deus lhe dará o testemunho interior do Espírito Santo.

Para Reflexão: Tome alguns minutos para recapitular o plano da certeza da salvação até agora. O que acontecerá se a base de sua esperança de salvação está naquilo que você sente mais do que na autoridade da Palavra de Deus? O que será se você se esquece da obra consumada de Cristo? O que será se você começar a pensar que a fé não é tudo o que Deus exige de você? O que será se você desobedecer freqüentemente aos mandamentos claros de Deus? O que será se você falhar em amar aos seis companheiros cristãos? Como pode o Espírito Santo usar a Palavra de Deus para dar testemunho de sua obra ao seu espírito?

A CERTEZA DO ESPÍRITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário