Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 7 de abril de 2015

A certeza da salvação - Pode alguém realmente saber com certeza? 4/10

A sua Fé em Cristo

Se você quisesse voar da cidade de Nova Iorque a Paris, você iria ao aeroporto, compraria uma passagem e embarcaria no avião. Não seria de nenhum proveito para você, se ficasse sentado(a) no terminal de embarque, dizendo: "Sim, eu sei que o avião é de confiança e o piloto é bem treinado e eu irei a Paris se eu embarcar no avião". Você precisa entrar no avião. Não basta simplesmente saber a verdade; você precisa fazer algo a este respeito. O mesmo ocorre, se você quer ir para o céu.

O que é Fé?

A fé envolve uma resposta à verdade, a qual conhecemos a respeito de Jesus Cristo. Quando falamos de fé em Jesus Cristo, nós estamos falando de uma expressão pessoal de confiança e de dependência Dele. Não basta reconhecer com o intelecto que Jesus é o Único que pode levar-nos ao céu. Não basta saber que o que Ele fez foi suficiente para pagar o castigo pelos nossos pecados. Nós precisamos depositar a nossa confiança Nele, aceitar a Sua oferta e colocar-nos em Suas mãos.

Em 1 João 5.1 nós lemos: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.". A Sua fé em Jesus Cristo, a sua crença de que Ele é de fato o Cristo, o Filho de Deus, é o que Deus requer de você para se tornar um membro de Sua família.

João também nos disse: "Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus" (1 João 4.5). As pessoas podem reconhecer em Jesus o maior homem que já existiu, considerá-lo como o exemplo supremo a ser seguido por nós ou a maior revelação do amor de Deus. Mas se elas não confessam que Ele é o Filho de Deus, elas não estão salvas.

O que prova a Fé?

A sua fé em Jesus Cristo é uma evidência positiva de que o Espírito Santo lhe deu uma nova vida. uma pessoa que é hostil a Cristo ou que não O aceita, não mostra nenhuma evidência da atividade do Espírito, o qual nos dá a vida. João escreveu:
"E nisto conhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu" (1 João 3.24) "Nisto reconhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" (1 Jo 4.2)
O apóstolo Paulo afirmou: "... Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo" (1 Coríntios 12.3). Agora, nós sabemos que qualquer pessoa pode dizer "Jesus é Senhor". Mas Paulo se refere a algo mais do que à pronúncia destes sons. Ele quer dizer que ninguém pode chamar a Jesus de "Senhor" com expressão de sua íntima e profunda convicção "senão pelo Espírito Santo".

Onde você se encontra com isto?

Pode ser que você esteja perturbado, suspeitando que a sua profissão de fé não tenha sido real. Todos nós temos visto exemplos disto. Um jovem passa pelo processo de aceitar a Cristo porque a moça com a qual ele quer sair disse que só o fará quando ele se tornar um cristão. Às vezes, as pessoas professam ter fé em Jesus Cristo num momento de profunda agitação emocional e se esquecem disso logo na manhã seguinte.

Se você não está segura(a) que a sua fé é real, avalie o motivo pelo qual você se sente assim. Pode ser que a sua forma anterior de fé era realmente superficial e não era de todo o seu coração. Pode ser que você nunca tenha entendido de verdade tudo o que Cristo fez por você até este momento, e você não compreendeu que não poderia chegar ao céu por esforço próprio. Se for assim, tomo algum tempo agora para colocar a sua confiança completamente em Cristo, para sua salvação. Deposite a sua fé naquilo que a Bíblia nos fala a respeito de Cristo.

Quem sabe você poderia apontar para um época exata na sua vida, na qual você decidiu sinceramente confiar em Cristo como Salvador e Senhor. Se isto foi assim, as suas dúvidas no presente podem ser mais uma questão de incerteza de sentimentos do que um indicador seguro de sua verdadeira condição espiritual. Neste tipo de situação, o fato de você estar verdadeiramente preocupado(a) é um sinal bastante animador.
"Nos é dito que Cristo morreu por nós, que a Sua morte lavou os nossos pecados e ao morrer, Ele tirou o poder da própria morte. Esta é a fórmula. Isto é Cristianismo. Isto é o que devemos crer." - C. S. Lewis
Se você reconheceu o seu pecado e admitiu a sua necessidade de perdão e se você Lhe pediu para salvá-lo(a), crendo que Cristo pagou o castigo por todos os seus pecados, você já fez tudo o que Deus exige. Você pode estar certo(a) de que você está salvo(a). Confie nas promessas de Deus. Agradeça a Deus pela sua salvação. E quando você tiver dúvidas no futuro, fale com Deus a respeito das mesmas e reflita sobre o que a Bíblia tem a lhe dizer.

Para Reflexão: Você crê que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar os seus pecados? Está você confiando na Sua obra consumada para a sua salvação? Está você confiando naquilo que a Bíblia diz? Se você dizer sim a estas perguntas, o que deveria você fazer quando as dúvidas a respeito de sua salvação começarem a lhe incomodar? Se você professou a sua fé em Cristo, você observou alguma evidência em sua vida de que é um filho(a) de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário