Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

MULHERES DA BÍBLIA


TAMAR 

Referências Biblicas: Genesis 38:6-30; Rute 4:12; I Cronicas 2:4; Mateus 1:3

A Bíblia guarda silencio quanto a sua genealogia. 

Tudo o que sabemos é que era uma cananéia, como sugere seu nome, e que quando enviuvou pela segunda vez, regressou à casa de seu pai, mas não se fala quem eram e nem onde vivia. 

O que sabemos  é que quando se casou na família de Judá, a angustia e a tragedia foram a sua sorte.

Primeiro Tamar se casou com Er, o filho mais velho de Judá e de Sua que, como Tamar também era cananéia. 

Não se conta o que Er fez que desagradou a Deus. 

O que fez, foi o suficientemente pecaminoso para que Deus o matasse. 

Declarasse a maldade de Er, mas não se descreve qual foi. 

Não há pecados que Deus não possa ver e há pecados que somente Ele pode ver. 

A Bíblia nos proporciona muitos exemplos da intervenção pessoal de Deus com o propósito de castigar o pecado de certos indivíduos e de comunidades mediante a morte. 

Mas Tamar não ficou viúva durante muito tempo já que de acordo com a lei hebreia, ela se casou com o seguinte filho da família para que pudesse dar descedência a seu irmão falecido.

Onan foi o segundo esposo de Tamar, mas ele não cumpriu com sua responsabilidade para com a memoria e posteridade de seu irmão.

Relutante em cumprir com sua responsabilidade segundo a lei do levirato com respeito ao matrimonio, e sabendo que nenhum filho seria seu, Onan derramava seu sêmen na terra e por este ato de deslealdade aos mortos, Deus também lhe tirou a vida.

Viúva mais uma vez, no curso normal das coisas, Selá, o seguinte filho de Judá, devia converter-se no terceiro esposo de Tamar como requeria a lei tribal (Dt 25:5; Mt 22: 24)

Judá prometeu à Tamar que ela seria dada como esposa quando Selá chegasse a idade adequada, mas Judá não cumpriu a promessa. 

Talvez Judá tivesse o temor de que o destino dos outros filho fosse também o de Selá e sua negativa de dar a Tamar em matrimonio a seu filho Selá teve repercusão e grandes consequências. (continua)

Por Vanuza Alves Carneiro ( Missionária no Japão há 15 anos)


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)




Nenhum comentário:

Postar um comentário