Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Visão Simples - Judaísmo

A seção "Visão Simples" abordará temas deveras extensos e complexos em pequenas e gerais explicações. Vale a pena conferir.
________________________________________

Judaísmo

O judaísmo é a fé e o modo de vida do povo israelita desenvolvido durante os séculos que separam o AT do NT, chamado também de período interbíblico.

Até hoje, nacionalidade, língua, religião e política são partes indissociáveis da vida de um judeu fiel em qualquer parte do mundo.

O termo é derivado de Judá, o reino do Sul que se extinguiu por volta do século 6 a.C. com o Exílio Babilônico (onde hoje se situa o Iraque).

A Igreja de Deus no NT equivale à Assembleia do AT (Nm 16.21), à comunidade do Senhor (Nm 20.4).

Glossário
  • AT - Antigo Testamento ou Antiga Aliança, corresponde ao período que narra da criação nascimento de Cristo. Compreende cinco das sete dispensações: Inocência, Consciência, Governo Humano, Patriarcal e Lei).
  • NT - Novo Testamento ou Nova Aliança, corresponde ao período nascimento de Cristo até os dias atuais passando pela formação da Igreja Primitiva, Missões Paulinas, as visões do Apocalipse e a Reforma Protestante.
  • Período Interbíblico - Ou Intertestamentário, período de aproximadamente 400 anos, os últimos do AT, onde não houve ação profética como "voz de Deus" sobre Israel.
  • Exílio Babilônico - Ou Cativeiro Babilônico aconteceu em 598 a.C., é o nome geralmente usado para designar a deportação em massa e exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilônia por Nabucodonosor II. Teve um período profetizado por Jeremias de 70 anos (Jr 25.11) e assim se cumpre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário