Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 14 de julho de 2015

A Pessoa do Espírito Santo 5/5

A personalidade do Espírito Santo, tem todas as características de uma pessoa, ou seja:

a) Fala. Ap 2.7 - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."

b) Ensina. Jo 14.26 - "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."

c) Guia. Gl 5.18 - "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei."

d) Convence. Jo 16.8 - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."

e) Testifica. Jo 15.26 - "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim."

f) Chama. At 13.2 - "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

g) Julga. At 15.28 - "Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias"

h) Tem sentimentos:
  • Geme. Rm 8.26
  • Se entristece. Ef 4.30
  • Consola. At 9.31
  • Pode ser rejeitado. Is 63.10
  • Pode ser resistido, At 7.51
  • Pode ser tentado. At 5.9
  • Pode ser apagado. 1 Ts 5.19
  • Pode ser afrontado. Hb 10.29
  • Pode ser agradado. At 15.28
  • Peca-se contra Ele. Mt 12.31,32
Volição - Vontade própria, 1 Co 12.11 - "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."

Impede. At 16.6,7 - "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu."

Contende. Gn 6.3 - "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos."

Convida. Ap 22.17 - "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário