Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 29 de agosto de 2015

CURIOSIDADES BÍBLICAS ( JERUSALÉM)


Jerusalém sob os Selêucidas


Da mesma forma que a Babilônia  deixara de ser um grande poder em 538 a.C. , o império Persa teve o mesmo destino em 332 a. C. , sendo conquistado pelos gregos sob Alexandre, o grande.

Isto não teve um grande efeito político sobre os judeus de Jerusalém, mas teve um profundo efeito sobre a religião.

À fidelidade à Pérsia foi substituída pela fidelidade à Grécia , e as idéias e filosofias gregas passaram a influenciar muitas das idéias religiosas dos judeus.

Desenvolveu-se , por exemplo, um partido helenista que negava a ressurreição do corpo.

O problema mais formidável na vida política dos judeus, porem, surgiu mais tarde, depois da morte de Alexandre e da divisão do império entre seus generais.

O Egito passou a ser controlado por Ptolomeu, a Síria, por poe Selêuco e Jerusalém ficou entre os dois.

Enquanto Jerusalém estava sob o domínio de Ptolomeu , o problema era um caso a debater, exceto que grande numero de  foram exilados para a Alexandria e se tornaram os mais importantes na comunidade judia fora de Jerusalém.

Porem, 198 a. C., Jerusalém passou finalmente para  o controle  do rei selêucida,
Antíoco.

Um de seus sucessores , Antíoco Epifânio, decidiu que chegara a hora de todos os judeus se converterem a religião grega.

Ele saqueou e profanou o templo, construiu uma fortaleza chamada Acra a oeste do monte, agora deserto,  e procurou destruir sistematicamente a fé judia.

A reação dos judeus levou a uma revolta sobre os macabeus,  um nome tomado do apelido ( macabeu, significa martelo) de um dos lideres da resistência  .

Foram necessários muitos anos de conflito e morte de toda liderança rebelde antes que  a Acra fosse conquistada e o cargo de sacerdote e rei combinado na sucessão da família.


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)




Nenhum comentário:

Postar um comentário