Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um pouco de conhecimento

ANÁTEMA

Ou “extermínio” (em hebraico herem), significa uma pessoa, animal ou coisa que alguém subtrai do uso profano, consagrando-a a Deus.

Dt 12.12-14 - "E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança. Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires; Mas no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno."

Js 11.11,14 - "E a todos os que nela estavam, feriram ao fio da espada, e totalmente os destruíram; nada restou do que tinha fôlego, e a Hazor queimou a fogo. [...] E todos os despojos destas cidades, e o gado, os filhos de Israel tomaram para si; tão-somente a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os destruíram; nada do que tinha fôlego deixaram com vida."

Tal “anátema” não podia ser resgatado, e muitas vezes devia ser destruído.

Js 6.17 - "Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos."

1 Sm 15.3 - "Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos."

Jz 11.30-31 - "E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto."

Com o tempo, “anátema” indicava apenas objetos oferecidos a Deus.

Lv 27.28 - "Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao Senhor."

Ez 44.27 - "E, no dia em que ele entrar no lugar santo, no átrio interior, para ministrar no lugar santo, oferecerá a sua expiação pelo pecado, diz o Senhor DEUS."

Mc 7.11 - "Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;"

Lc 21.5 - "E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:"

Neste sentido Paulo diz que desejava ser “anátema” de Cristo em favor dos judeus.

Rm 9.2-5 - "Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém."

Mas no NT “anátema” podia significar também exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade.

Jo 9.22 - "Teus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga."

1 Co 16.22 - "Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!"

Ed 10.8 - "E que todo aquele que em três dias não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, toda a sua fazenda se poria em interdito, e ele seria separado da congregação dos do cativeiro."

Existe "anátema" como condenação ou maldição quando o contexto é a alteração ou substituição da Palavra de Deus - o Seu Evangelho - por coisas diferentes, e.g. "outro evangelho", Paulo é enfático ao atribuir a tal ser como "anátema".

Gl 1.8-9 - "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."

Fontes:
Wikipédia
BREVI, Ítalo F. - Dicionário Bíblico de A a Z
Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário