Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Os Antigos Cristãos

"Não são do mundo, como eu do mundo não sou."
Jo 17.16

"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra."
Hb 11.13

Extratos de uma carta dirigida a um pagão nobre chamado Diogneto, no segundo século.

"Os cristãos se adaptam aos costumes locais quanto ao modo se vestir se, à alimentação e ao resto de suas necessidades, sem deixar de manifestar sua maravilhosa e paradoxal maneira de viver. Cada um vive em sua própria pátria, porém, como estrangeiros de passagem.

Cumprem com todos os seus deveres como cidadãos e suportam as cargas como estrangeiros. Passam a sua vida na Terra, porém, são cidadãos do céu. Obedecer às leis, e seu modo de viver são mais perfeitos que elas.

Amam a todos, e todos os perseguem. Não os conhecemos, porém os condenamos. Nós os desprezamos, e neste desprezo encontram sua força. Nós os caluniamos, e nestas calúnias acham a sua justificação.

Quando os insultamos, eles nos bendizem. Quando os ultrajamos, eles nos honram. Ainda que façam o bem, nós os castigamos como malfeitores, e eles se alegram em seu Deus. Os que os detestam não podem dar motivos para sua hostilidade.

Em poucas palavras, o que a alma é no corpo, os cristãos são no mundo. A alma habita no corpo, contudo não pertencem ao corpo, assim como os cristãos vivem no mundo. Esses crentes foram verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo."

Nossa missão é a mesma. Como a desempenhamos? Será que esta carta poderia descrever o estilo de vida dos cristãos modernos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário