Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Dicas para os Professores da EBD

Vão aqui algumas dicas que tenho aprendido na prática, outras lendo e outras vendo. São coisas simples, mas que potencializarão seu método de ensino.

Não fique no óbvio. Qualquer um pode ler uma lição, um texto, um comentário e justamente limitar-se ao que está escrito. Vá além, traga o detalhe.

O visual. Aqui não é o seu visual professor, creio que você já se portar conforme a sua função. O foco é em apresentar o conteúdo de uma forma visual - mapas, gráficos, tabelas, fotos, figuras, imagens, etc. A riqueza de detalhes ajudará na imersão do conteúdo.

Viaje primeiro. Seja o primeiro da classe a pisar na areia do deserto, a ser alimentado na multiplicação, há ver o túmulo vazio! Viva o conteúdo do passado como se fosse do hoje.

Vínculo. Crie uma ligação entre o aluno e você a ponto de acabar a aula e ele te procurar para ajudar em suas dúvidas, buscar conselhos, achar um amigo.

Ser parte da causa. As pessoas tem de vir a aula aos domingos por necessidade de aprender mais de Deus, isso é fato. Contudo, se a sua aula for cada dia mais sendo atrativa, você ajudará a incentivar o aluno a vir. Você assiste os filmes do Indiana Jones e quer estudar Arqueologia por que ele faz parecer o máximo.

Viva primeiro em você. Ensinar, pregar, cantar, etc., se eu primeiro não viver em mim de nada adiantará o que eu ensinar. Os alunos notam quando o professor tem domínio da matéria ou não. Muitos se aproveitarão disso. Vigie.

Procure mais de um público. Tenha experiências didáticas com crianças, adolescentes, jovens, adultos, discipulado, 3º idade, presos, etc. Vivencie ambientes acadêmicos diferentes, quem sabe depois disso você não se posicionará em uma área que você nunca imaginou?

Ore. Parece clichê, mas devote a Deus o seu tempo de estudo e preparo a Deus. "Hoje só pude estudar quinze minutinhos", - entregue para Deus. Devemos aprender que conhecimento podemos adquirir por nós mesmos, mas a sabedoria necessária para usar o conhecimento vem de Deus.

Algumas já podem ser conhecidas, outras desconhecidas, mas o fato é que sempre devemos revisitar nossos métodos a fim de avaliar o quanto estamos sendo efetivos e eficazes na ministração de conteúdo a outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário