Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Magia apotropaica

Mão de hamsa, amuleto contra o mau-olhado
para os adeptos do judaísmo e do islamismo.
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
1 João 1.7

Magia apotropaica é o mecanismo de defesa que a superstição ou pseudociência atribuída a certos atos, rituais, objetos ou frases estereotipadas, que consiste em afastar o mal ou protegê-lo espíritos malignos ou de uma ação de magia negra.

Os ritos apotropaicos são ações sagradas com que os seres humanos procuram adquirir uma defesa eficaz contra o mal. Estes incluem o uso de poder mágico de sangue, como em alguns rituais usados até hoje.

O instinto de sobrevivência faz com que alguns atos instintivos que não têm explicação racional aparente, como matar um inseto ou uma aranha para fugir de certas situações. Os vestígios apotropaicos são impulsos instintivos que acabaram resultando em certo tipo de evolução e seleção natural.

Determinados gestos são considerados apotropaicos pela antropologia cultural: fazer figa (o gesto do polegar ou no meio entre a palma da outra mão) para rejeitar o mau-olhado, bater na madeira, cruzar os dedos, dizer 'amém' para rejeitar o mal presságio de um espirro (mesmo se esta exclamação é usada como uma forma de cortesia quando alguém espirra), evitar certos animais ou números, e assim por diante.

Os romanos cortavam as mãos de um potencial suicida para o defender e proteger de um espírito maligno. Além disso, certos objetos são muitas vezes considerados formas de proteção: amuletos ou talismãs, tais como olho de tigre, de hórus, trevo de quatro folhas, pé de coelho, gárgulas, algumas estátuas medievais como as sheelas na gigs, grandes falos, mão de hamsa, Aegishjalmr e etc...

Alguns símbolos da arquitetura, como a cruz, flor de lis, cabeças sem corpo e anjos desempenham um papel protetor. Além disso, as gárgulas teriam o efeito apotropaico para defender a pureza da água e suprimentos, e os leões dos monumentos e tumbas são defensores de caráter não enterrados ou comemorados. Certas plantas como o louro, e algumas árvores na entrada de templos e casas e demais propriedades, servem para afastar o mau agouro, mal olhado, inveja, assaltos, espíritos e tudo aquilo que possa fazer mal a propriedade ou a família.

A gama simbológica de símbolos protetores mostra a necessidade do ser humano em fisicamente atuar no espiritual.

Os cristãos tem o sangue de Cristo que age de maneira inversa, ele age no espiritual e reflete no físico. O sangue vertido na cruz é a forma mais eficiente de purificação e identificação tanto no mundo físico como no espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário