Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Antropomorfismo

"E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus."
Êx 31.18

Em suma, é a atribuição de uma ou mais características inerentes ao ser humano a seres ou entidades não humanas. Abrindo um pouco mais o tema:
"A expressão 'dedo de Deus' é mais bem interpretada como um antropomorfismo, isto é, uma metáfora que compara algum aspecto de Deus com as características de um ser humano. A expressão não afirma que o Senhor Deus possui um corpo humano, mas sim que Ele, e não Moisés, foi, em última análise, responsável pela criação do texto escrito nas pedras (cf. Êx 24.12; 32.16; Dt 4.13; 5.22; 9.16). As palavras sugerem que os meios pelos quais foi gravada a escrita foram sobrenaturais, mas não indicam o método exato que Deus empregou para inscrevê-las." [1]
"O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica. Por outro lado, ao dar nome próprio ao elemento "inefável", após o período de Agostinho de Hipona (Santo Agostinho), e sua consolidação no que fora denominado na História da Filosofia de tomismo (o conhecimento que veio depois dos escritos de Tomás de Aquino), houve uma eternização deste antropomorfismo no hemisfério ocidental e sua doutrina mestra, o cristianismo." [2]
 "Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou Se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo. Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim. Apesar de tudo, não podemos ascender onde Deus está, mas Ele pode descender até onde estamos. [...]. Abaixo estão relacionados vários versos que demonstram a manifestação de Deus para nós em palavras humanas, como ações, emoções e corpo. Assim, podemos ver que tal condescendência da parte de Deus para conosco naturalmente resultará em Deus dizer coisas que requerem uma profunda examinação." [3]
Existem também uma relação semelhante do antropomorfismo com o antropozoomorfismo. Uma mescla de atributos entre classes diferentes de seres.
"Antropozoomorfismo é a característica atribuída aos seres cujo corpo é parte humano e parte animal. A esfinge de Gizé é um exemplo de antropozoomorfismo. A mais famosa ocorrência de antropozoomorfismo em uma cultura vem da religião. Os deuses mais conhecidos são: Anúbis deus com corpo humano e cabeça de chacal, Hórus com corpo humano e cabeça de falcão, Toth com corpo humano e cabeça de Íbis, etc." [4]
Ações humanas - mudança de opinião, lembrar, descansar

Êx 32.14, "Então o Senhor se arrependeu ["mudou sua opinião", em algumas versões] do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."

2 Sm 24.16, "Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão".

Gn 9.16, “O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra".

Gn 2.2, "Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera".

Emoções humanas - dor, ciúme, zelo, piedade, compaixão, arrependimento

Gn 6.6, "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração".

Êx 20.5, "Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

Jz 2.18, "...porquanto o Senhor se compadecia deles em razão do seu gemido por causa dos que os oprimiam e afligiam".

1 Sm 15.35, "Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel".

Corpo humano - mãos, face, boca, olhos, braço

Êx 7.5, "E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a Minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles".

Nm 6.24, "O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti".

Sl 33.6, "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua boca".

Sl 34.15, "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor".

Sl 89.10, "Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos".

Outras - Asas

Sl 57.1, "Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das Tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades".

O fato é que Deus para se fazer entendido como uma "pessoa" próxima dos homens, em sua palavra toma para Si atributos humanos. Carrega sua revelação de referências para que os homens pudessem entender a profundidade de Seu ser, amor e em suas ações e pensamentos descobertos ao homem (Dt 29.29).

Aqui ainda fica nítido que atribuir características humanas a Deus no Cristianismo e daí criar ou fabricar imagens ou esculturas é veemente condenado. Idolatria é um mal comum na narrativa bíblica, o homem é muito visual e a representação física do imaterial conforta a carne e não o espírito. Deus jamais se revelou ao homem pela limitação do entendimento humano. Daí que a linguagem metafórica do antropomorfismo entra.

Fontes e Referências:
1 - Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD.
2 - ANTROPOMORFISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Antropomorfismo&oldid=47462270>. Acesso em: 11 jan. 2017.
3 - Antropomorfismo: Deus se relaciona conosco em termos humanos. Disponível em: . Acesso em 11 jan. 2017.
4 - ANTROPOZOOMORFISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Antropozoomorfismo&oldid=39914324>. Acesso em: 11 jan. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário