Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Reis em Israel 1/3

Quando lemos os textos bíblicos do Antigo Testamento, muitas vezes nos deparamos com citações referentes a reis que governaram o povo naquela época. Conhecer quais foram os reis de Israel e de Judá, facilita bastante o nosso entendimento acerca de tais passagens bíblicas. Os livros de 1 e 2 Samuel1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas contam sobre um mesma linha monárquica sobre o território de Israel, linha essa dividida em Monarquia Unida e Monarquia Dividida.

Ao apresentar uma lista cronológica com todos os reis de Israel e os reis de Judá, com as referências bíblicas pertinentes, e o período de reinado de cada um.

Antes, é necessário saber que, depois da morte de Salomão (cerca de 930 a.C.), o reino se dividiu em dois, sendo.
O reino do Sul, Judá - Consistia no território das tribos de Judá e Benjamim, governado pelos descendentes de Davi, reinando na capital Jerusalém.
O reino do Norte, Israel - Consistia no território das demais tribos que renunciaram a lealdade ao trono de Davi.
Sabendo disso, agora poderemos entender mais facilmente a cronologia dos reis de Israel e de Judá.

Monarquia Unida - Reis de Israel antes do reino ser dividido

Antes do reino de Israel ser dividido, passaram três reis pelo trono de Israel, sendo eles:
Saul governou durante 40 anos por volta do período de 1050-1010 a.C., foi o primeiro rei de Israel. O Tabernáculo ainda era o centro da adoração a Deus em Israel.
Davi governou durante 40 anos por volta do período de 1010-970 a.C., foi o segundo rei de Israel e iniciou a expansão do território indo do Mar Mediterrâneo até o Mar Vermelho. Ainda era O Tabernáculo o local de culto, Davi não foi autorizado por Deus a construir em Jerusalém o templo, mas fez os projeto e as orientações.
Salomão governou durante 40 anos por volta do período de 970-930 a.C., foi o terceiro rei de Israel e continuou a expansão de seu pai Davi e estendeu ainda mais alcançando regiões da Síria. Foi o mais prospero rei de toda a história de Israel antes e depois da divisão do reino. Construiu o Templo em Jerusalém conforme os projetos de Davi, o mesmo se torna o centro da adoração em todo o território governado por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário