Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Um estudo para casais

"Duas pessoas, uma vida: Casamento Cristão"

Texto base:
Gn 2.18;22-24 - "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. [...] E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
Baseado no texto acima começamos a ter várias conclusões e princípios para uma vida a dois na presença de Deus:

1. Deus não criou o homem para fica só.
a) Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (Gn 1.26a). Deus em sua sabedoria usa a Si próprio como parâmetro para criar a sua maior obras, o "homem".
b) Deu-lhe autonomia sobre a criação (Gn 1.26b;28b;30-31). Deus após ter feito o seu melhor lhe deu direitos sobre as suas demais criações no Éden.
c) Mas só, ele não poderia reinar sobre tudo o que Deus lhe dera (Gn 2.18). Deus viu que havia criado todos os seres, macho e fêmea, mas o homem estava só.
2. Deus fez uma companheira para o homem: a "mulher".
a) Deus fez o homem perfeito sem faltar nada (Gn 1.26a). Deus ao fazer o homem não o deixou incompleto, pois, nunca faz nada pela metade, antes o fez como Ele próprio é.
b) Deus então faz a companheira perfeita (Gn 2.22-24). Deus ao fazer a mulher fez uma companheira perfeita para sua criação perfeita.
c) Deus tira a mulher da costela do homem (Gn 2.22). Deus poderia ter usado barro como fez no homem ou qualquer outro material, mas Ele preferiu fazer a mulher do próprio homem para que ambos fossem apenas "um" no decorrer de suas vidas.
3. Deus instituiu o casamento, e a criação da família a "Base de sua igreja na terra".
a) Deus diz como seria esse ajuntamento de dois em um (Gn 2.24). Deus sabiamente criou o homem e a mulher, Adão e Eva não tiveram além do próprio Deus pai e mãe, mas ali Deus estabelecia um concerto com o homem e a mulher no tocante a união conjugal até o de sua vinda.
b) Deus instrui o homem e a mulher a se relacionarem como uma família (Gn 1.28). Deus ao ordenar: "frutificai,e multiplicai-vos, e enchei a terra", Ele dava a missão de povoar a terra e dominá-la com justiça e sabedoria. Também mais uma vez fala das obrigações conjugais que o Homem deve ter com a Mulher e a Mulher para com o Homem.
c)Deus além de criar o homem e a mulher cria a "Família" (Gn 1.28). Deus ao ordenar o relacionamento conjugal, e diz que eles ao unirem-se irão dar "frutos", ou seja, os filhos que são a herança de seus pais (Sl 127.3).
Conclusão
Deus criou-nos, homem e mulher, para servir um ao outro em todos os aspectos da vida conjugal, Ele criou a base de toda a sua igreja aqui na terra a "família", obra essa que só progredi em nossa vida quando colocamos Deus como nosso edificador e Senhor de nosso lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário