Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Um pouco de história cristã

"E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta."
Fm 1.18

Martinho Lutero (1483-1546, 63 anos), teólogo reformador alemão, ligado à ordem dos agostinianos e professor de teoria bíblica em Wittemberg em 1510, ao visitar o Roma ficou horrorizado com o estado de corrupção e imoralidade do clero e da corte papal.

No dia 13 de fevereiro de 1517, afixou na porta principal do palácio ducal de Wittemberg suas 95 teses contra a cobrança de indulgências.

Em 1520, mediante a bula Exsurge Domine, ele foi excomungado. Perseguido pelo clero, refugiou-se no castelo Warburg, pertencente a seu amigo Frederico de Saxônia.

Dedicou-se a tradução da Bíblia para o idioma alemão, e ao ler esse texto de Paulo afirmou: "O que Jesus Cristo fez em nosso benefício diante de Deus, o Pai, Paulo fez a Onésimo diante de Filemom".

Em 1524, abandonava sua ordem católica e casa-se com a ex-freira Catarina von Bora. Tiveram seis filhos naturais e quatro adotivos.

Lutero costumava a dizer que "o casamento é uma escola muito melhor para o caráter do que qualquer monastério".

Glossário
Exsurge Domine - É o nome da bula pontifícia emitida pelo papa Leão X em 15 de junho de 1520 em resposta às 95 teses de Martinho Lutero e aos seus escritos sucessivos. Dessas 95, o papa reconhecia como válidas 54 teses, mas pedia que Lutero se retratasse por 41 delas, assim como por outros erros especificados, oferecendo um prazo de 70 dias a partir da sua publicação. Ainda que a bula não criticasse diretamente todos os pontos tocados pelo então monge Lutero, a mesma proibia que em todos os países católicos fosse publicada, vendida e lida qualquer literatura que contivesse os erros e as heresias contidas nas 95 teses, solicitando às autoridades seculares que se encarregassem de respeitar e fazer respeitar a bula em seus territórios. O prazo final de 10 de dezembro de 1520 foi o dia em que Lutero e queimou a sua cópia da bula juntamente com os volumes do Código de Direito Canônico.

Fonte:
BÍBLIA. Português. Novo Testamento King James: Edição de Estudo. Tradução Bíblia King James, 1611. Edição Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Abba Press, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário